O rigging de personagens no Blender funciona de maneira semelhante ao que acontece com diversos softwares 3d, mas assim como acontece em outros softwares é possível usar ferramentas que aceleram a construção do rig. Uma das melhores opções para trabalhar com rigging de personagens no Blender é o Rigify. Mas, como funciona essa ferramenta?

O Rigify é uma das melhores ferramentas para acelerar o rig de personagens no Blender, mas apesar de ser uma grande ajuda para a maioria dos artistas 3d a ferramenta apresenta algumas limitações. A principal delas é que os modelos existentes só abrangem personagens bípedes que podem ser editados e ajustados de várias formas diferentes.

Mas, a contribuição de usuários e artistas com o desenvolvimento do Blender adicionou a possibilidade de trabalhar com quadrúpedes! Sim, agora é possível fazer a configuração de personagens e animações aproveitando as facilidades do Rigify em personagens caminhando sobre quatro patas.

Como é possível adicionar esse recurso no Blender? Um artista chamado snot_nose compartilhou o recurso nos fóruns Blenderartists e a instalação dele é muito simples. Depois de fazer o download do arquivo, seguindo os links existentes no próprio fórum é possível copiar os arquivos e adicionar os mesmos em uma pasta específica no Blender. Assim que você fizer isso, uma nova opção vai aparecer no Rigify.

Rigging de personagens no Blender

Depois é só configurar a estrutura do Rigify para ter como resultado o esqueleto pronto de um personagem quadrúpede. Para quem nunca usou a ferramenta para rigging de personagens no Blender, o script permite criar de modo rápido todos os controles que ajudam na animação de personagens.

Esses controles abrangem não só o movimento dos membros dos personagens, mas também as estruturas relacionadas com os movimentos baseados em cinemática direta ou inversa. É o tipo de ferramenta que ajuda muito as pessoas interessadas em trabalhar com a animação de personagens virtuais. O tempo que você economiza ao longo do processo é impressionante.

Rigging de personagens no Blender

Gostou do Rigify para rigging de personagens no Blender, mas você ainda não faz idéia de como trabalhar com ele? No EAD – Allan Brito é possível encontrar diversos cursos que ensinam a usar essa ferramenta para fins de animação e criação de personagens: