O substance designer é um dos softwares mais usados para fazer a criação de materiais e texturas, seja para jogos digitais ou projetos relacionados com arquitetura e design. Com o software você consegue criar as texturas e materiais, sem necessariamente possuir as fotos dos arquivos base. É um paradigma diferente em relação ao processo de criação.

Um artista que está no processo de aprendizagem do substance designer conseguiu elaborar alguns materiais próprios para a Unreal Engine. No total ele conseguiu criar cinco materiais diferentes, e acabou compartilhando os resultados nos fóruns de usuários da Epic Games. Os materiais estão configurados já para uso na Unreal Engine.

unreal_substance5x_500_px_85

Você pode inicialmente estranhar o tamanho dos arquivos compartilhados, mas as texturas estão no formato seamless, o que permite trabalhar com arquivos menores e cobrir grandes superfícies com o mesmo tipo de textura. O link para download está listado dentro do fórum da Epic Games, pois leva até a fonte criada pelo próprio artista chamado rabidworm333.

É possível usar esse material nos seus próprios jogos? Sim, pois o autor deixou claro na mensagem em que explica o processo de criação do material que ele abriu mão dos direitos autorais. Então, é perfeitamente possível pegar esse material e usar em projetos comerciais.

O ideal é que você faça o download dos materiais o mais rápido possível, pois o autor fez um link direto para o seu próprio Dropbox, e a qualquer momento ele pode remover o link. Visite agora mesmo o endereço para fazer o download e evitar que o link eventualmente fique quebrado.

Para criar seus próprios materiais usando o substance designer você pode visitar esse endereço, que permite fazer o download de uma versão de educacional do software. Como você já pode estar imaginando, a versão voltada para fins educacionais não pode ser usada em projetos comerciais. E as texturas criadas com ela também não podem ser usadas para esses fins.

Usando a Unreal Engine para jogos e arquitetura

Seu real interesse é no uso da Unreal Engine? No EAD – Allan Brito é possível encontrar diversos recursos para uso em seus projetos relacionados com desenvolvimento de jogos e arquitetura. Aqui estão os cursos que podem ajudar você a criar projetos usando a engane: