A luz volumétrica é um fator que ajuda de maneira significativa em algumas cenas, principalmente devido a sua capacidade de atribuir contexto e realismo em renderizações. É por esse motivo que muitos artistas acabam tentando reproduzir esse efeito, mas algumas vezes sem sucesso. Como é possível criar luz volumétrica no Blender?

Um artista chamado MarcoD compartilhou um modelo 3d no BlendSwap que já possui todo o sistema de luz volumétrica pronta para uso. O objetivo do arquivo em si não é a luz volumétrica, mas a criação de uma edificação com render noturno. As luzes nesse caso foram usadas para atribuir realismo na cena.

Luz volumétrica

Como benefício pelo download da cena, que pode ser realizada de maneira gratuita, você consegue analisar todo o processo de configuração do projeto e como as luzes foram ajustadas para criar o efeito. Assim, será muito fácil reproduzir o sistema no seu próprio projeto.

Fora o fato de você encontrar um sistema com luz volumétrica pronta, é possível também aproveitar o próprio modelo da edificação criado pelo artista. É uma edificação completa, e pode ajudar na criação de projetos relacionados com animação ou mesmo visualização para arquitetura como parte de uma composição.

A licença de uso do conteúdo é creative commons zero o que significa que o material é de domínio público! Você pode copiar o arquivo e não precisa citar o autor. Pode até mesmo aproveitar o material em projetos com fins comerciais. Para conseguir fazer o download de arquivos no BlendSwap é preciso fazer um rápido cadastro, e não custa absolutamente nada. Existe apenas uma restrição de downloads por semana.

Ainda não sabe trabalhar com luz volumétrica no Blender? Essa é a sua oportunidade!

Luz volumétrica e render no Blender

Além de aproveitar o download desse incrível recurso para gerar luz volumétrica no Blender, você pode querer aprender a controlar melhor os seus projetos de renderização. No EAD – Allan Brito é possível encontrar diversos cursos e treinamentos relacionados com o Blender Cycles e renderização no Blender: