A animação de multidões é algo que hoje em dia já não impressiona mais o público, mas continua sendo um desafio para a maioria dos artistas 3D. Na época em que a tecnologia surgiu, logo no início da década passada, as animações e filmes que usavam a técnica ganharam visibilidade com base em cenas épicas.

Mas, hoje em dia é possível adquirir diversos tipos de softwares e ferramentas diferentes relacionadas com a animação de multidões. Entre as opções para animação de personagens temos o Blender. É possível fazer animação de multidões com o Blender? Até pouco tempo atrás tínhamos apenas o sistema de Boids nas partículas para simular multidões.

Quer expandir esse sistema com uma poderosa ferramenta para animação de multidões? Conheça o CrowdMaster que permite trabalhar com animações de multidões no Blender, usando personagens bípedes e todo controlado usando Nodes. Esse é um Add-on gratuito que pode ser adicionado no seu Blender agora mesmo!

Animação de multidões

Para conseguir começar com o software, recomendo visitar a página do CrowdMaster seguindo esse endereço e instalando o arquivo no seu Blender. Todo o código da ferramenta é distribuído sob a licença GPL, o que significa que a ferramenta não será convertida no futuro para uma plataforma fechada. O que agrega segurança para quem tem receio de usar opções de código fechado.

O que a ferramenta consegue fazer? Veja o exemplo a seguir para ter uma idéia de como o CrowdMaster ao fazer a simulação de um estádio com diversos personagens diferentes:

Isso é gerado com base em Nodes e feito de modo procedural. Depois que você começa a usar as opções da ferramenta será possível produzir os mais diferentes tipos de simulações com personagens. Assim como acontece com ferramentas com o Animation Nodes a curva de aprendizagem pode ser difícil no começo, mas depois que você entende o processo de configuração as animações acabam fluindo.

Já mencionei que a ferramenta é gratuita?

Animação com Blender

Essa é apenas uma das opções relacionadas com a produção de animação usando o Blender. Caso você queira expandir seus conhecimentos relacionados com animação 3D, rigging e produção digital com o software o EAD – Allan Brito pode ajudar. Os seguintes cursos são relacionados com a criação de animação 3D: