Quando você pensa em projetos relacionados com animação tridimensional, pode imediatamente associar o conteúdo com personagens e histórias complexas. Mas, algumas vezes podemos ter apenas idéias para projetos curtos. E quando falo curso me refiro apenas a alguns segundos de animação. Foi exatamente isso que pensou o artista Sebastian Zapata que compartilhou uma animação 3D no Blender chamada A Sweet Little Dream de apenas alguns segundos.

Animação 3D no Blender

De acordo com o artista o projeto é apenas um teste para verificar a técnica necessária para fazer o render e efeitos, mas já serviu para gerar uma animação 3D no Blender visualmente interessante. Antes de continuar comentando sobre o projeto, aqui está a animação:

Mais detalhes e imagens renderizadas do projeto, podem ser conferidas nesse endereço que leva até os fóruns Blenderartists em que o artista publicou mais conteúdo sobre o projeto. Alguns pontos que você deve observar são:

  • Simplicidade da animação
  • Técnica de render aplicada no projeto
  • Efeitos óticos
  • Controle da câmera

É o tipo de resultado que sempre gosto de apresentar para nossos alunos quando o assunto é animação 3D no Blender, pois apesar das idéias serem simples a execução faz a diferença. E nesse caso o artista não fez uso de nada mirabolante, apenas o básico e mesmo assim conseguiu impressionar.

Se você pretende investir em projetos relacionados com animação 3D no Blender ou em outros softwares, recomendo seguir esse mesmo exemplo caso esteja apenas começando. Use idéias e situações simples que possam ser reproduzidas e renderizadas de modo rápido.

Dessa forma você pode evitar os problemas relacionados com a produção de animação 3D no Blender que são compartilhados com outros softwares. Entre os problemas podemos listar a demanda por render, prazos de animação e principalmente a narrativa. Para histórias complexas, é necessário investir muito tempo no desenvolvimento de personagens.

Ao seguir esse exemplo, você terá uma animação pronta de forma muito mais rápida.

Animação 3D no Blender

Quer trabalhar com animação 3D no Blender usando técnicas para os mais diversos propósitos e projetos? No EAD – Allan Brito você encontra recursos e cursos que ajudam você! Aqui estão alguns dos nossos cursos sobre animação: