Um dos recursos que ajuda em muito a contextualização de projetos relacionados com jogos ou então arquitetura na Unreal Engine é a vegetação. Os recursos e materiais disponíveis que ajudam na simulação desse tipo de ambiente são os mais diversos. Para incrementar ainda mais a sua coleção de recursos, encontrei uma incrível coleção com 18 árvores gratuitas para Unreal Engine, já com LOD configurado!

Mas, o que é LOD e por qual motivo você deveria se importar com esse recurso? A sigla LOD significa level of detail e com o uso desse sistema você pode otimizar e muito a sua aplicação 3D ou jogo. Basta imaginar o seguinte: a câmera e o ponto de vista do jogador mudam constantemente ao longo da execução do projeto.

coleção com 18 árvores gratuitas para Unreal Engine

Com base nessa premissa, você vai concordar que objetos distantes da câmera não apresentam tantos detalhes, pois não são visíveis. Já outros próximos da câmera precisam de detalhes adicionais, pois são perceptíveis pelo jogador. Então, é prudente configurar os objetos mais próximos com uma maior quantidade de polígonos. Já os mais distantes podem possuir menos detalhes e consequentemente polígonos.

Quando você possui esse sistema com diferenças na quantidade de polígonos dos objetos sendo controlado pela engine, então você está fazendo uso da técnica associada ao LOD. Essa coleção com 18 árvores gratuitas para Unreal Engine já possui esse sistema configurado. Cada modelo possui múltiplas versões criadas.

Para deixar a coleção com 18 árvores gratuitas para Unreal Engine ainda mais interessante, os modelos também estão configurados com animações para simular o comportamento do vento. O que faz do material um excelente recurso para integrar projetos de jogos ou visualização para arquitetura.

O material está disponível no Gumroad, e para fazer o download da coleção com 18 árvores gratuitas para Unreal Engine sem custo, basta preencher “0” como valor no momento do download. O autor da coleção é um artista chamado avik244.

Coleção com 18 árvores gratuitas para Unreal Engine na prática

Se você quiser aprender a usar essa coleção com 18 árvores gratuitas para Unreal Engine, mas não tem conhecimento ainda sobre o funcionamento da ferramenta. No EAD – Allan Brito é possível fazer diversos cursos relacionados com o software. Seja para aplicação em jogos ou então arquitetura: