Uma das áreas que está recebendo grande atenção e carinho por parte dos desenvolvedores do Blender é a viewport em que podemos cada vez mais, visualizar detalhes dos nossos projetos com mais realismo. Isso se deve as potentes placas gráficas atuais, e ajustes no software para aproveitar esses recursos extras.

O futuro Blender 2.8 irá receber muitas melhorias nesses sentido, que trará como grande benefício a não necessidade de renderizar a cena para ter um preview do seu projeto. Basta visualizar o resultado direto na própria viewport do Blender. Algumas versões de teste preliminares da viewport melhorada do Blender já estão disponíveis, e o artista chamado MonkeyFirst compartilhou um vídeo incrível de exemplo desse recurso.

No vídeo é possível conferir uma personagem virtual que mostra um ciclo de caminhada. Você vai perceber que o vídeo não é um render, mas sim uma representação da 3D View do Blender:

É possível perceber que as sombras e materiais estão muito bem representados no vídeo, o que praticamente não demanda nenhum tipo de render para conferir o estado do projeto. O artista pode tirar diversas conclusões e avaliar o projeto sem encostar no F12 para renderizar.

A evolução do recurso é muito interessante e deve acelerar os projetos pelo simples fato de reduzir a quantidade de renderizações. Quem está acostumado a trabalhar com incontáveis renders de teste para avaliar iluminação e materiais, deve receber a mudança de maneira muito positiva.

O assunto foi tema de diversas palestras na conferência Blender realizada agora em Outubro. Por enquanto, só nos resta esperar pela evolução do recurso. E não esqueça que o bom funcionamento da viewport está associado também a uma boa placa de vídeo. Sem contrapartida da GPU você não tem como fazer essa visualização.

Animação e modelagem com Blender

Ainda não faz idéia de como usar o Blender para criar esse tipo de projeto? Recomendo conferir o EAD – Allan Brito para aprender não só a renderizar cenas no Blender Cycles, com o auxílio de GPU como também a criar animações em 3D: