Um dos tipos de dinâmica comuns de serem usados em jogos 3d é a de veículos que podem tanto ser o personagem do projeto como servirem como apoio para o enredo. Seja como o tema principal do projeto ou suporte você vai precisar configurar a física dos veículos. Para ajudar nesse processo você poe fazer o download gratuito de um projeto com física de veículos na Unreal Engine.

Esse projeto foi compartilhado por um artista chamado JX53mb que configurou os controles e física de um carro 3D que acompanha o arquivo do projeto. O ponto principal do arquivo são os Blueprints que ajudam a gerar o efeito de movimento e pequenos detalhes relacionados com o movimento do carro.

Assim que você abrir o arquivo será possível começar a fazer adaptações como trocar o modelo 3d do veículo por outro de sua preferência, e posteriormente analisar a estrutura dos Blueprints para usar nos seus próprios jogos. Dessa forma a física de veículos na Unreal Engine fica fácil de resolver, pois você terá um projeto como ponto de partida.

O download dos arquivos de projeto desenvolvidos com a versão 4.14 podem ser copiados nesse endereço. Quer um exemplo em vídeo de como funciona a física de veículos na Unreal Engine dentro do projeto? No vídeo a seguir o autor do projeto faz uma pequena demonstração:

Os controles para acionar o veículo estão descritos na mesma página com os links para download. Agora você tem uma ótima referência para trabalhar com física de veículos na Unreal Engine.

Caso você não faça idéia do que são Blueprints mencionados para a Unreal Engine, a forma mais simples de explicar a sua função é dizer que o sistema está relacionado com o comportamento dos objetos dentro dos jogos. É uma linguagem visual que permite substituir scripts baseados em texto por um sistema semelhante aos nodes. Na maioria das vezes os artistas preferem essa linguagem visual ao uso de scripts em C++.

Usando a física de veículos na Unreal Engine

Ainda não faz idéia de como trabalhar com a Unreal Engine ou então Blueprints? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos relacionados com o tema: