Os jogos 3D podem fazer uso de diversos recursos para adicionar contexto e contar histórias, sendo em um dos principais componentes desses jogos são os personagens. Depois de fazer a modelagem do seu personagem virtual você precisará inevitavelmente fazer o rigging da estrutura. Isso pode representar um longo e tedioso processo, que é reduzido significativamente com as ferramentas certas.

A Epic Games lançou alguns dias atrás uma ferramenta que deve ajudar e muito os artistas que pretendem criar jogos usando personagens 3d, que é a sua Animation and Rigging Toolkit (ART). O objetivo dessa ferramenta é exatamente criar estruturas de controle para personagens 3d na Unreal Engine.

unreal_riggingtoolkit_500_px_85

Quando você lê a descrição do que podemos fazer com as opções da ferramenta você fica imaginando o tempo que podemos economizar, simplesmente adotando as opções apresentadas no Animation and Rigging Toolkit (ART). Por exemplo, já existem algumas poses prontas que podemos aplicar nos personagens ou mesmo fazer ajuste em rigs que possuem problemas.

Essa ferramenta é para todo mundo? Infelizmente ainda não. Mesmo sendo distribuída de maneira gratuita, a Epic Games escolheu manter a ferramenta compatível apenas com o Autodesk Maya. Portanto, você precisa exportar rigs do Maya para usar todos os recursos. Mas, observando os comentários dos artistas e usuários exigindo compatibilidade com o Blender, não deve demorar para termos uma atualização no Animation and Rigging Toolkit (ART).

Para conseguir fazer o download do Animation and Rigging Toolkit (ART) você deve visitar esse endereço, que leva diretamente até o marketplace da Epic Games. O download é rápido, mas o fato dele ainda ser associado com o uso do Autodesk Maya é um complicados para muitos artistas e estúdios que investem no Blender.

Ainda assim é bom já fazer o download dessa versão, pois quando a atualização que oferece compatibilidade com Blender e outras ferramentas aparecer você só precisará fazer um rápido update.

Desenvolvimento de jogos com a Unreal Engine

Gostou dessa ferramenta e pretende investir na Unreal Engine para criar jogos e personagens virtuais? Recomendo visitar o EAD – Allan Brito para conferir os seguintes cursos que abordam exatamente a Unreal Engine na criação de jogos: