O uso de escalas humanas representados por personagens virtuais possuem os mais diversos propósitos, e podem não só servir para mostrar como está dimensionado um ambiente mas também ajudar no planejamento de outros elementos. Por exemplo, é possível pegar um personagem 3d realista e desenhar as roupas que devem ser usadas para uma animação. Sem mencionar a possibilidade de fazer retopologia.

Quer fazer o download gratuito de uma personagem virtual realista? A empresa chamada FutureScan está oferecendo nesse momento uma figura humana realista oriunda de scanners 3D. É uma atriz que teve o corpo digitalizado com base em modernos scanners. O resultado é uma topologia muito realista.

mulher3d2_scan_500_px_85

As texturas que acompanham a personagem não são as ideais para projetos comerciais pelo que você pode perceber nas imagens. Seria um pouco estranho você adicionar uma escala humana apenas com roupas íntimas em projetos comerciais. Mas, você pode usar esse mesmo modelo 3d para aplicar retopologia e criar derivações. Com a topologia bem resolvida não deve ser difícil de conseguir bons resultados.

Também é possível aproveitar a estrutura do modelo 3d para desenvolver roupas e acessórios para serem usados em animação, mas acredito que a aplicação desse tipo de acessório ao longo da retopologia seja mais proveitoso.

Para conseguir fazer o download do recurso você precisa visitar o Turbosquid e fazer um rápido cadastro. Apenas depois de confirmar o cadastro você terá acesso ao arquivo.

Apesar de ser muito tentador de fazer animações com o modelo 3d é preciso ter cautela, pois a sua natureza realista acaba resultando em nada mais do que 25.000 polígonos! Isso deixa o processo de animação lento e trabalhoso. A criação de animações não é impossível, mas acaba demandando o uso de proxies ou outras técnicas para acelerar o processo de rigging e manipulação do modelo 3d.

Aproveite enquanto o modelo 3d ainda está sendo oferecido de maneira gratuita.

Aprendendo a fazer animação e modelagem

Quer aprender a fazer retopologia e trabalhar com modelagem 3d e animação? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos relacionados com esses temas para diversos softwares diferentes: