Blender Cycles: Render de anime e mangá

Compartilhe o artigo!

Você quer ver um exemplo de como o Blender pode ser usado para a criação de projetos como histórias em quadrinhos, usando estilo de mangá? Um artista chinês chamado congcong009 compartilhou nos fóruns Blenderartists um projeto muito interessante, que tem como objetivo criar uma pequena publicação em formato híbrido mangá e anime.

O estilo é híbrido pois o mangá é originalmente apenas em preto e branco, e sem nenhum tipo de cor. Já as animações orientais possuem cores e aquele estilo tradicional com bordas pretas e aquele aspecto de célula de animação. Além de diversas imagens relacionadas com o projeto, o artista também fez uma pequena descrição sobre como eles criaram os visuais.

Blender Cycles

Na época em que a equipe responsável fez a produção do 3D e render para o projeto, os recursos do Blender para criação de imagens estilizadas ainda não estavam totalmente finalizados. O FreeStyle não era uma realidade e a solução foi uma composição entre o Cycles e o Render Interno do software.

As superfícies foram geradas usando o Cycles para fins de volumetria e iluminação, e para as linhas e contornos dos objetos nas imagens o render interno foi usado. É algo usado até os dias de hoje, quando é possível criar render em wireframe mesclando as duas imagens.

É uma pena que não existem mais imagens relacionadas com as técnicas de composição adotadas pelos artistas, ou então os arquivos do projeto no BlendSwap. Mas, ainda assim o fato de existir esse tipo de projeto é uma inspiração para as diversas pessoas que tem intenção de criar suas próprias publicações nesse estilo.

Hoje o FreeStyle já está muito melhor desenvolvido e integrado dentro do Blender, o que deve facilitar bastante o processo de criação desse tipo de material. O Cycles pode nem ser mais necessário para conseguir gerar esse tipo de projeto, pois os shaders e recursos do FreeStyle já conseguem suprir as suas necessidades.

Ao visitar o endereço do projeto, você pode conferir mais imagens relacionadas com o projeto.

Aprendendo renderização com Blender

Você já sabe usar o FreeStyle ou o Cycles no Blender? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos relacionados com o uso dos dois renderizadores para gerar tanto imagens realistas, como também material estilizado:

Autor: Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Um comentário em “Blender Cycles: Render de anime e mangá”

  1. Cara, por favor, deixa mais claro as referências e links no texto. É um saco todo artigo seu a gente ter que ficar caçando feito um maluco onde estão os links, hahaha. Aceita esse feedback de usuário, por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.