Os desafios para conseguir trabalhar com a produção de animações são os mais variados, e abrangem desde a necessidade de possuir equipes para criar os modelos 3d realistas e passam pela sonoplastia do projeto. Mas, com um pouco de criatividade é possível criar projetos extremamente agradáveis visualmente sem investir tanto em realismo.

Um excelente exemplo disso é o projeto de uma animação produzida para divulgar o serviço Lyft que é uma produção do artista John Kahrs. Antes de continuar com a apresentação da animação, você deve reparar em alguns pontos chave do projeto:

  • Ausência de diálogos
  • Formas estilizadas dos modelos 3d
  • Montagem e edição do vídeo

Tudo isso acabou resultando na seguinte animação:

Como você pode perceber pelo projeto o resultado final ficou muito bom e como não existe nenhum tipo de diálogo no vídeo, é desnecessário usar atores ou outros recursos para inserir vozes. A maioria das coisas é resolvida apenas de forma visual. Isso é um trunfo para a equipe de produção, pois a execução do projeto acaba sendo muito mais rápida.

A área em que esse projeto se destaca é a da narrativa, pois os recursos visuais são empregados de forma precisa para contar uma história na tela. Essa história fica bem entendida por quem assiste ao vídeo, e não precisa de legendas ou outros artifícios que ajudem no entendimento do enredo.

É algo que pode ser usado como fonte de inspiração para os seus próprios projetos! Um bom roteiro que esteja definido do ponto de vista visual é tudo que você precisa. Essas informações vão servir de guia para que você mesmo(a) acabe trabalhando na produção de uma animação ou jogo, que conta uma história usando recursos simples. Porém, poderosos visualmente e que resolvem a questão.

Já vi diversos projetos não avançarem por falta de equipe ou “capacidade” de produção. Ao adotar uma linguagem simples como essas, você acaba abrindo diversas possibilidades criativas factíveis de execução.

Nesses momentos de virada do ano, pode ser a inspiração que faltava para novos projetos.

Criando suas animações

Você percebeu que muito do que foi comentado no artigo é baseado em bons roteiros e planejamento para criar animações. Quer aprender a trabalhar com animação? No EAD – Allan Brito você encontra diversos recursos para começar a usar esse tipo de conhecimento em projetos: