Um bom software 3d acaba oferecendo uma grande base de opções nativas para as suas principais tarefas como modelagem, animação e render. Mas, algumas coisas acabam ficando de fora na lista de recursos e para atender a demanda dos artistas e estúdios existem os scripts! Você pode expandir os softwares adicionando scripts de terceiros ou criar suas próprias ferramentas.

É o caso do Blender com o seu ecossistema de scripts criados em Python. Mas, a forma descentralizada com que esses Add-ons são distribuídos acaba frustrando muitos usuários e deixa a sua manutenção difícil. Precisa atualizar um script? É preciso verificar manualmente se a ferramenta sofreu modificações ou correções.

Um novo recurso que está em desenvolvimento, chamado de Addon Updater, deve ajudar de maneira significativa na gestão dos Add-ons dentro do Blender. É uma pequena aplicação que verifica a existência de atualizações ou versões novas, para cada um dos respectivos Add-ons que você tem instalados no seu Blender.

Para que o recurso funcione é necessário que a pessoa responsável pelo Add-on esteja usando algum repositório para manter o script, sendo que a melhor opção nesse caso é o GitHub. Se o Add-on estiver hospedado no serviço como um repositório público, ele poderá fazer uso dos recursos desse Addon Updater.

Como funciona? Simples, assim que o sistema identifica alguma mudança ou atualização no código é possível fazer as mudanças diretamente do Blender, sem a necessidade de abrir o navegador e realizar o download manual dos arquivos. Sem esse recurso, seria necessário fazer todo o download dos scripts novamente.

addonupdater_gif

Isso economiza tempo em diversos aspectos, sem mencionar a praticidade em possuir as atualizações mais recentes para os Add-ons sem precisar ficar procurando as mudanças em vários repositórios diferentes. Por exemplo, uma pessoa que trabalhe com pelo menos dez ou mais Add-ons instalados, precisa visitar cada um dos repositórios para conseguir efetivamente se manter atualizado.

Agora só resta aguardar que os desenvolvedores de Add-ons para o Blender façam a migração para usar esse sistema, que será um incrível avanço no ecossistema de scripts para o software.

Usando Add-ons no Blender

Quer aprender como usar os Add-ons no Blender para aproveitar seus recursos em modelagem e outros projetos? Nos cursos do EAD – Allan Brito você encontra diversos recursos relacionados com o uso dessas ferramentas em vários cursos com o Blender: