Um dos materiais mais comuns relacionados com projetos em arquitetura é o vidro. Para entender a sua importância dentro da visualização, basta observar como existem superfícies de vidro ao nosso redor. Nos casos de projetos comerciais é até mais importante trabalhar com grandes painéis de vidro do que qualquer outro material.

Nesse tipo de situação sempre aparece a dívida sobre como configurar de maneira correta esse tipo de material no Cycles. Como fazer para que o material fique transparente e ao mesmo tempo permissível à luz? Você pode fazer seus próprios testes com esse material ou então se basear em outros projetos como ponto de partida.

Quer conhecer um exemplo de projeto que faz uso de grandes painéis de vidro ao invés de paredes? Nesse projeto criado pelo artista SoulToSqueeze e publicado nos fóruns Blenderartsists, você pode conferir diversas imagens do Villa Överby.

Configurando vidro para arquitetura no Cycles

Além de conferir os renders do projeto o artista foi gentil em compartilhar todos os seus ajustes relacionados não só com o render, mas também os materiais. O destaque fica para o ajuste do vidro usando Cycles, pois todos os Nodes relacionados com os materiais transparentes estão disponíveis para consulta.

É um exemplo excelente de aplicação de materiais com transparência em arquitetura, usando apenas o Cycles. Se você tem interesse no desenvolvimento de projetos similares, ou não consegue criar vidro realista no Cycles o material pode ajudar muito.

A descrição do projeto e textos estão em inglês, mas as imagens das telas do Blender são mais do que suficientes para que você consiga seguir a mesma configuração do material.

A melhor dica para aproveitar esse recurso de forma plena é usar os ajustes apenas como ponto de partida. A cópia do material pode até resolver em um primeiro momento, mas devido a inúmeros fatores como escala e iluminação, pode ser preciso fazer ajustes.

Use o material para criar vidro realista no Cycles, mas adaptando as informações para qualquer contexto.

Criando vidro realista no Cycles

Você tem interesse em expandir seus conhecimentos na configuração de materiais no Cycles? Ou pretende usar o software para render em arquitetura? No EAD – Allan Brito é possível conferir diversos cursos e treinamentos que ensinam a dominar o Cycles e o Blender: