Nos seus projetos de jogos você já teve como objetivo trabalhar com cenários 3d em grandes dimensões? Esse pode ser um desafio para qualquer projeto, pois grandes cenários demandam muito do hardware. Mas, o uso de cenários vastos acaba ajudando no seu game design.

Um dos recursos do design de cenários em jogos é a configuração dos chamados “mundos contínuos”. Essa técnica permite criar cenários 3d que passam a impressão ao jogador que são infinitos. O procedimento é muito usado nos mais diversos projetos de jogos.

Mas, como é possível fazer isso dentro do Blender e da sua game engine? Quer fazer o download de um script que ajuda na criação desse tipo de cenário? Um artista chamado koala_boy166 que compartilhou o material nos fóruns Blenderartists. O nome do artista pode não inspirar muita confiança, mas acredite quando disser que o conteúdo é bom!

bgeterrain_500_px_85

Ao fazer o download do arquivo demo do gerador de cenários infinitos no Blender, você poderá conferir os recursos usados pelo artista. Com base nesses recursos será possível reproduzir a técnica em outros projetos.

Se você não estava pensando em usar recursos como cenários infinitos nos seus projetos, pode ser necessário adaptar o game design. Quando temos barreiras e limites claros para o cenário, as coisas ficam mais fáceis. Porém, os usuários percebem claramente o limite do ambiente.

O principal benefício para o uso desse tipo de cenário é exatamente no psicológico do seu jogador. Pois, a impressão dos jogadores irá levar todos a perceber que os cenários são “gigantes”, mesmo que tudo não passe de um truque.

É algo parecido com a técnica dos jogos chamados de Endless runner em que o cenário é gerado de modo procedural. As dimensões acabam sendo extrapoladas, pois não são apenas texturas que se replicam de maneira infinita.

Desenvolvimento de jogos com Blender

Aprenda a criar e usar os recursos relacionados com o desenvolvimento de jogos com Blender nos cursos do EAD – Allan Brito. Os cursos envolvem não só a game engine, mas também o uso de Python: