Clicky

Mechanical Blender: Modelagem 3d focada em CAD

Compartilhe o artigo!

A natureza aberta do Blender permite que você faça as mais diversas alterações no software com base no que já existe na ferramenta, o que pode surpreender diversos artistas. Por exemplo, você já desejou possuir uma versão específica do software para modelagem mecânica? Ou então arquitetura? Isso é perfeitamente possível e foi o que um grupo de usuários do software resolveu criar.

Com o chamado Mechanical Blender você encontra uma série de ferramentas do Blender focadas em CAD. A vantagem desse tipo de derivação do software é que ele já acompanha todas as ferramentas necessárias para otimizar tarefas de CAD.

Por exemplo, as opções relacionadas com snap são melhores que a versão tradicional. Os chamados snap points são semelhantes inclusive com opções relacionadas com o AutoCAD. É possível escolher pontos de snap como os pontos medianos de arestas e outros. O que é fantástico para quem trabalha com modelagem.

blenderMechanical_500_px_85

Esses são apenas alguns recursos! Faça o download dessa versão modificada do Blender para aproveitar os benefícios. Alguns pontos interessantes relacionados com o Mechanical Blender que você deve conhecer:

  • O software é mantido por engenheiros que usam o Blender para modelagem
  • A versão é totalmente gratuita assim como o Blender “principal”
  • Você não precisa aprender nada novo, pois é tudo baseado no próprio Blender

Como forma de manter o projeto sempre atualizado a equipe responsável pelo desenvolvimento desse fork do Blender promete manter o software sempre atualizado, em sintonia com as novas versões lançadas pela Fundação Blender.

Um dos aspectos que pode gerar dúvidas entre os usuários é a necessidade ou não de fazer conversão entre os arquivos .blend gerados pelo software. A resposta é não! É tudo compatível com as versões “principais” do Blender e não existe a menor necessidade de fazer nenhum tipo de conversão.

Já mencionei que é gratuito?

Aprendendo modelagem 3d com Blender

Quer desenvolver ainda mais as suas capacidades de modelagem 3d com o Blender? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos relacionados com modelagem 3d especificamente com o software:

2018-03-20T12:54:22+00:00 By |Modelagem 3D|0 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.