Guia de estilos gratuito para Unreal Engine

Compartilhe o artigo!

Os projetos relacionados com o desenvolvimento de jogos digitais podem envolver uma quantidade diversa de pessoas trabalhando, e alguns deles são criados por apenas uma pessoa sozinha. Mas, uma boa parcela dos projetos demandam pelo menos da colaboração de duas ou mais pessoas.

Esses artistas e desenvolvedores colaboram entre si para conseguir unir suas melhores habilidades para conseguir concluir o projeto. Um dos desafios para conseguir finalizar esse tipo de projeto, é manter um bom nível de comunicação e padronização em tudo que é produzido no jogo.

Por exemplo, os nomes de variáveis e arquivos tendem a ser um desafio no quesito consistência. Basta uma pessoa não seguir o padrão para que tudo acabe se tornando uma verdadeira “caça” as informações.

Quer uma dica sobre como proceder com estilos e nomenclaturas em projetos criados na Unreal Engine? Um artista chamado Allar compilou uma série de dicas para que você possa trabalhar de modo mais organizado na Unreal Engine. As dicas formam o UE4 Style Guide que ajuda na organização de projetos.

unreal_design_500_px_85

O que faz esse guia de estilos especial? Simples, ao seguir as recomendações existentes lá você garante que todo o projeto fique organizado, não só em termos de nomes de arquivos mas dos componentes. Por exemplo, os Blueprints recebem nomes específicos para que possam ser usados com mais eficiência.

Cada tipo de Blueprint recebe um nome em particular de acordo com a sua respectiva função. Isso ajuda muito no processo de design e pode ser uma forma de otimizar a documentação dos projetos, que é negligenciada por muitos integrantes das equipes responsáveis pelo desenvolvimento dos projetos.

Quando um dos integrantes dos projetos acaba ficando ausente do processo, o uso desse tipo de padrão ajuda no entendimento do seu trabalho por outras pessoas da mesma equipe. Assim tudo fica organizado.

A consulta ao guia de estilos é totalmente gratuita.

Desenvolvimento de jogos com a Unreal Engine

Se você pretende começar desenvolver jogos digitai usando a Unreal Engine, recomendo conferir os cursos do EAD – Allan Brito que abordam não só o processo de game design mas a aplicação de ferramentas da Unreal Engine em jogos:

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *