O processamento de modelos tridimensionais oriundos de fontes como scanners 3d é uma grande ajuda para qualquer projeto, pois permite trabalhar com a criação de superfícies de forma rápida. Mas, algumas vezes esse tipo de tecnologia acaba trazendo junto um problema, que são as faces triangulares. Para quem trabalha com animação por deformação isso é um grande contratempo.

Nesse caso é preciso encontrar uma forma de manipular e tratar essas faces triangulares que formam esse tipo de modelo 3d. Para os casos mais graves a melhor alternativa é sempre o uso de retopologia, que permite recriar as superfícies de forma rápida usando apenas faces quadradas.

Mas, se a retopologia não for uma opção viável é interessante ter à disposição uma ferramenta como o Meshlab. No final do mês passado o software foi atualizado e agora está na sua versão 2016. Sim, ele foi atualizado em dezembro e ainda ficou com a versão do ano passado.

Qual o objetivo do Meshlab? Ele é um software diferente, pois oferece opções e ferramentas ficadas na edição de faces quadradas. Você abre os modelos 3d e pode realizar diversas operações úteis como a redução da faces, alinhamento e otimização do modelo. Sabe aqueles modelos baseados em esculturas? Com o Meshlab você terá uma excelente ferramenta para manipular esses arquivos.

meshlab2016_500_px_85

Um dos grandes atrativos do software é que ele é de código aberto, assim como o Blender. Você pode fazer o downoad dos binários para vários sistemas.

Entre os benefícios que encontrei usando o Meshlab está exatamente a otimização de modelos 3d antigos que tinha em antigas bibliotecas de objetos. Esses arquivos ainda estavam armazenados em formatados como 3DS ou então DAE que inevitavelmente geram faces triangulares na importação.

A redução das faces pode ser feita de forma rápida usando apenas as opções básicas do software.

Já mencionei que o download é gratuito?

Aprendendo sobre modelagem 3D

Quer aprender a trabalhar com modelagem 3d e desenvolvimento de objetos tridimensionais para arquitetura, jogos e design? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos relacionados com o tema! Aqui está uma lista com os treinamentos recomendados: