Nos personagens virtuais desenvolvidos para projetos relacionados com jogos digitais é preciso tomar uma série de cuidados. Para começar, a sua estrutura deve ser otimizada para não carregar o aplicativo. Depois disso ainda será preciso caracterizar o modelo de acordo com o contexto do jogo.

Os artistas 3d iniciantes podem ter dificuldades para otimizar esse tipo de objeto nas suas primeiras experiências, mas com o uso de exemplos já prontos e otimizados a coisa pode ficar significativamente mais simples.

O que você acha de fazer o download de um personagem 3d gratuito já otimizado para jogos digitais? É o que um website chamado Gamekorp está oferecendo atualmente. Você pode fazer o download gratuito do personagem chamado Achilles Spartan que já possui algumas texturas e malha 3d otimizada.

spartan1_500_px_85

Um aspecto importente em relacao ao modelo 3d é que não existe nenhum tipo de rigging associado ao objeto. Isso por um lado pode atrapalhar os planos dos artistas que pretendiam usar o material para animação. Mas, por outro lado deixa você livre para criar sua própria estrutura de controle.

O personagem como um todo possui menos de 5000 polígonos, o que é muito bom considerando a quantidade de detalhes. A estrutura faz uso de um Base Mesh e sobre ele foram adicionadas as vestimentas e outros detalhes relacionados com a temática do personagem 3D.

Para projetos que já estejam relacionados com a época clássica e a civilização romana ou grega, o personagem será uma grande adição ao projeto. Mesmo que você não queira fazer uso do modelo diretamente ele pode servir de referência para derivações. Apenas com alguns pequenos ajustes é possível fazer versões diferentes da estrutura.

Com simples edições relacionadas com a proporção do personagem é possível alterar o biotipo do guerreiro e criar grandes variações na estrutura. Um simples modificador lattice pode ajudar.

Quer saber da melhor parte desse recurso? O material está sob uma licença creative commons zero o que em outras palavras significa que o recurso é de domínio público! Ele pode ser usado até em projetos comerciais sem nenhum tipo de restrição.

Desenvolvimento de jogos digitais e modelagem

Quer aprender a fazer modelagem para jogos ou criar seus próprios projetos com o Blender, Unity ou Unreal? No EAD – Allan Brito é possível encontrar material de apoio para o uso de todas essas ferramentas: