No level design de jogos ou aplicações 3d os artistas precisam se preocupar com diversos fatores que podem influenciar na criação dos projetos. Entre esses fatores está a distribuição de recursos pelos cenários. Isso envolve elementos com o vegetação ou mesmo caminhos.

Com a Unreal Engine não é diferente e você deve ter trabalho para conseguir distribuir e organizar detalhes dos cenários como é o caso de estradas. Mas, para a nossa alegria e de todos que fazem Level Design nessa ferramenta, um artista chamado siebencorgie compartilhou um incrível recurso que pode ajudar muito.

Estou me referindo ao Simple Road Tool que ajuda na distribuição de estradas e caminhos ao longo de cenários. O seu funcionamento é simples e requer apenas que você faça a extração do conteúdo para uma pasta em particular da Unreal. Depois é só organizar os locais por onde a estrada deve passar.

unreal_pistas_500_px_85

Os recursos e opções dessa ferramenta são bem interessantes e envolvem até mesmo a distribuição aleatória de texturas. Assim você pode criar estradas e caminhos com variações no asfalto. O fator que controla o quanto essa distribuição é aleatória pode inclusive ser alterado.

Depois que você distribui o caminho com todas as curvas e detalhes é possível aplicar o objeto sobre um cenário em particular, o que economiza muito tempo de produção. Você pode passar a trabalhar com o design das superfícies de maneira independente da distribuição.

Para quem trabalha com level design e projetos relacionados com jogos 3d de automóveis ou mesmo simulações VR que lidam com isso, a ferramenta é uma grande ajuda. Em apenas alguns movimentos de mouse você terá rodovias tridimensionais prontas na Unreal Engine.

O download do recurso pode ser feito diretamente nos fóruns de usuários da Epic Games.

Usando a Unreal Engine para jogos digitais

Ainda não faz idéia de como usar a Unreal Engine para trabalhar com jogos digitais? No EAD – Allan Brito é possível encontrar diversos cursos e recursos para começar! Além de ensinar o uso dos Blueprints será possível também criar visualização para arquitetura: