Você já ouviu falar sobre uma série chamada Man in the high castle? É um seriado que apenas recentemente aportou no Brasil devido a sua exclusividade com o serviço da Amazon Prime Video que não estava disponível em território nacional. Mas, depois de muito tempo podemos ter acesso ao conteúdo, pois o servido agora está disponível.

Um dos estúdios resposnáveis pelos efeitos visuais do projeto é o Barnstorm VFX que está baseado em Burbank, Califórnia. Esse estúdio fez uso do Blender para boa parte dos efeitos da série, pelo menos nas cenas produzidas pela empresa. Sim, o Blender foi usado em grande escala no projeto.

man_in_the_high_castle_500_px_85

Como o enredo do projeto envolve o uso de muitos efeitos visuais para locações e interação com objetos ficcionais. O motivo é simples, e envolve o enredo principal do projeto. Eles estão em um universo “paralelo” em que as potências do eixo venceram a segunda grande guerra. Nesse caso os EUA é que foram divididos em dois territórios entre a Alemanha e Japão.

Todas as locações do projeto precisam de retoques para mostrar essa nova realidade, e o Blender foi fundamental para esse propósito. Qual foi o renderizador esciolhido pela empresa? O Cycles!

As informações sobre o uso do Blender no projeto podem ser conferidas nessa AMA (Ask Me Anything) no Reddit. E também no próprio fórum BlenderArtists em que um dos integrantes da empresa detalha o uso do Blender na série.

É uma excelente notícia para os artistas que fazem uso do Blender para projetos relacionados com mídia para vídeo. No próprio website da empresa Barnstorm, é possível encontrar na área voltada para vagas de trabalho, a descrição de posições para trabalho com Blender em efeitos visuais.

Só para reforçar para quem não conhece, o Blender é gratuito para uso em projetos de qualquer natureza. O investimento da empresa no software foi zero! Apenas envolvendo recursos humanos e equipamentos.

Aprendendo a usar o Blender

Gostou de saber que o Blender foi usado na produção de efeitos para séries de TV? Quer aprender a usar o software? No EAD – Allan Brito é possível encontrar diversos cursos relacionados com a ferramenta que podem ajudar você a criar os primeiros vídeos do seu portfólio: