As esculturas digitais baseadas em objetos físicos podem parecer que não são úteis em uma primeira análise, mas depois que você pensa um pouco na sua aplicação a sua necessidade se torna clara. É por esse motivo que sempre recomendo o download desse tipo de recurso para os nossos leitores.

Quer fazer o download gratuito de 25 esculturas 3D que vieram diretamente do Louvre em Paris?

Um artista chamado Benjamin Bardou está compartilhando pelo Gumroad os arquivos produzidos para o projeto de um filme. Depois que a produção terminou ele está agora compartilhando o material livre de direitos autorais. Você pode fazer uso dos recursos até para fins comerciais.

Como eles conseguiram gerar as esculturas? Tudo foi gerado com base em fotografias e posterior processamento das informações para criar as superfícies 3D. É um trabalho árduo que seria extremamente custoso de repetir, e você pode conseguir as informações de maneira totalmente gratuita.

Apesar de aparecer um campo de pagamento no Gumroad é possível realizar o download sem custo algum, e para isso basta você informar como valor a quantia zero e informar o seu e-mail. Depois disso o acesso ao arquivo será liberado.

As esculturas estão em excelente resolução e o pacote completo de vai demandar o download de 521MB ano total. Se você está em uma conexão com restrição de tráfego, melhor esperar um pouco para fazer a cópia dos arquivos.

Qual a utilidade que esse tipo de recurso teria para um artista digital? A principal utilidade desse tipo material está na contextualização de cenas, em que o uso de conteúdo relacionado com arte é uma necessidade. Pode ser um projeto de animação como o descrito pelo autor dos modelos 3d, ou uma simples visualização para arquitetura.

O importante nesse caso é que você terá condições de usar recursos de alta qualidade de imediato.

Modelagem e visualização para arquitetura

Quer aproveitar esses recursos com o máximo de eficiência? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos relacionados com visualização de projetos que podem ajudar você a começar: