A produção de um curta-metragem de animação é algo que deveria ser simples e rápido de finalizar, mas existe um processo que representa uma das maiores barreiras para esse tipo de projeto. Estou me referindo a renderização. Quem já tentou renderizar animação sabe que a quantidade de processamento necessária para gerar movimento é considerável.

Como fazer para reduzir esse tempo? Uma das alternativas é investir em hardware ou então buscar novas tecnologias. As engines especializadas em jogos digitais são capazes de produzir animação com movimentos de câmera, e podem criar resultados incríveis. Ao aliar o poder das modernas placas gráficas com o uso de técnicas de animação, é possível gerar vídeo com base no render em tempo-real.

O resultado é próximo ao render tradicional e para quem assiste não importa o software que gerou a animação, principalmente se o resultado for bom.

Quer assistir um exemplo de animação produzida na Unreal Engine? No projeto The Better Days o artista konstakonto cria um incrível atmosfera visual e movimentos de câmera para abordar o tema “writers block”.

Como resultado do projeto temos esse belíssimo vídeo:

Para quem ainda não conseguiu entender a vantagem em usar esse tipo de sistema para gerar animação, o tempo de render é praticamente zero. Pois o sistema emprega a mesma tecnologia dos jogos digitais, e a conseqüência é uma animação fluida de modo instantâneo. O trabalho do artista consiste em capturar o material em vídeo para fins de apresentação.

O que é necessário para usar essa tecnologia?

Na Unreal Engine o trabalho para conseguir gerar esse tipo de animação consiste basicamente em dominar uma das muitas janelas de ferramentas do software chamado de Matinee. Essa é a área responsável pela produção de animações que permite trabalhar com movimentos de câmera e outros tipos de deslocamento. É uma das partes mais fáceis e rápidas de aprender no software. A melhor parte é que para projetos relacionados com design e animação a licença de uso permanece totalmente gratuita.

Aprendendo a usar a Unreal Engine

Quer aprender a usar a Unreal Engine? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos relacionados com o uso e desenvolvimento de jogos no software desde o uso em arquitetura até o trabalho com Blueprints: