Um dos recursos que mais impressiona no Blender quando você o conhece são os Drivers. Eles são ferramentas que ajudam a relacionar valores numéricos entre objetos diferentes. Por exemplo, é possível controlar a rotação de um objeto com base no deslocamento de outro. Isso permite criar verdadeiros painéis de controle para animação.

Apesar de ser uma opção extremamente útil, ainda são poucos os artistas 3d e usuários do Blender que conhecem e utilizam os Drivers na sua totalidade.

É por esses motivos que resolvi produzir um curso específico sobre Drivers e automação para o Blender! Já está disponível no EAD – Allan Brito o curso de automação usando Drivers no Blender. No curso você aprende exatamente a aplicação dos Drivers para criar ferramentas que ajudam você em tarefas comuns de modelagem e animação.

Por exemplo, já pensou em trabalhar com modelagem paramétrica? É aquele tipo de modelagem em que os valores das propriedades dos objetos possuem valores com significado. Seja ele uma dimensão ou um quantitativo. O recurso representa uma grande ajuda quando é preciso criar variações do mesmo objeto.

A criação de objetos paramétricos é um dos tópicos abordados na aula!

Outro campo que acaba gerando grande interesse na aplicação de Drivers no Blender é a animação com personagens. Já pensou em tornar o processo de animação desses personagens automático? Como assim automático? Os passos do personagem no terreno podem ser automáticos caso os Drivers sejam aplicados de forma a criar um ciclo!

Tudo isso e muito mais é abordado ao longo do curso. No final você será capaz de aplicar esse tipo de automação em diversos tipos diferentes de projetos, e a criar propriedades personalizadas na própria interface do Blender para ajudar nos seus projetos de animação e modelagem.

Esse é o recurso que a maioria dos animadores utiliza para otimizar seus projetos de rigging e conseguir finalizar cenas em tempo muito mais curto. Se você não faz a menor idéia de como funciona o recurso, recomendo começar com esse material. Depois será uma pequena adaptação para aplicar os conhecimentos em projetos maiores.

Usando o Blender para animação de personagens

Ficou interessado em aplicar esses conhecimentos em animação de personagens com Blender? No EAD – Allan Brito existem diversos cursos relacionados com animação que ajudam a aproveitar ainda mais os Drivers: