Clicky

Cycles para arquitetura: Apartamento

Compartilhe o artigo!

Entre os tipos de projetos que mais interessa os usuários do Blender está a renderização de material para arquitetura, devido a sua rápida aplicação como forma de trabalho. É algo que possui demanda praticamente imediata no mercado. Aqui no blog sempre estou compartilhando os projetos que podem contribuir de alguma forma para o seu aprendizado, ou então mostram o grande potencial do Blender nas mãos de artistas talentosos.

Hoje trago mais um incrível projeto do artista Brasileiro Julio Dias que foi compartilhado no final de janeiro nos fóruns BlenderArtists. O material é relacionado com um projeto de apartamento residencial, e diferente do que muitas pessoas fazem nos seus trabalhos, o artista resolveu publicar não uma imagem, mas um total de oito vistas do ambiente.

O projeto representa mais um belo exemplo de visualização para arquitetura produzida no Blender, mas não é apenas só isso que pode compensar a visita ao material do artista. As imagens são complementadas com diversos dos ajustes usados pelo artista no projeto.

Por exemplo, as configurações dos materiais e texturas de alguns dos móveis e superfícies no projeto. Outro ponto que gera muito interesse por parte dos usuários de Blender é a iluminação. As imagens dos ajustes relacionados com as luzes são compartilhados também pelo artista! Está tudo lá, inclusive com as opções e valores numéricos usados nos ajustes.

Um ponto interessante da técnica empregada na iluminação, é o balanço no controle de cores e exposição com a intensidade da luz. A técnica difere um pouco do que a maioria dos artistas usa no Cycles, mas o resultado é muito bom.

Apesar de ser tentador pegar os ajustes compartilhados e tentar aplicar diretamente em outros projetos, é bem provável que o resultado não seja o mesmo. Para que tudo funcione de maneira “ideal”, é preciso que um conjunto de fatores sejam combinados.

Esses favores incluem a escala do modelo 3d, mapa HDR usado na iluminação e a configuração das texturas. Tudo acaba influenciando no resultado final. Então, antes que você use as informações diretamente nos seus próprios projetos, saiba que provavelmente será preciso fazer ajustes.

Só para finalizar os comentários relacionados com o projeto, repare no equipamento usado para o render. Com uma GTX 760 as cenas foram renderizados em apenas 45 minutos. É um tempo de render excelente.

Renderizando projetos com Blender Cycles

Quer aprender como funciona o Blender Cycles para aplicar todos esses recursos existentes no artigo? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos que abordam o Cycles para fins de renderização:

2018-03-20T12:54:18+00:00 By |Blender 3D|0 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.