Clicky

Modelagem paramétrica no Blender

Compartilhe o artigo!

A chamada modelagem paramétrica é um recurso comum de encontrar em softwares relacionados com a criação de modelos 3d especializados em arquitetura. O motivo para isso é simples! A modelagem paramétrica facilita muito o trabalho de construção 3d, especialmente quando trabalhamos com blocos reutilizáveis.

O Blender nao possui suporte nativo para trabalhar com modelagem paramétrica, mas isso não significa que usando os recursos certos não seja possível trabalhar com modelagem paramétrica no software.

Você quer aprender a usar modelagem paramétrica no Blender? Agora no EAD – Allan Brito você conta com o curso de modelagem paramétrica para arquitetura no Blender que aborda exatamente a aplicação da técnica. Como funciona essa modelagem?

Com o uso das ferramentas certas é possível adicionar parâmetros em objetos que possuam significado semântico. Por exemplo, ao criar uma parede podemos usar propriedades como espessura, comprimento e altura. Assim é possível lidar com o recurso como se fosse uma parede mesmo!

Isso inclui todo o tipo de objeto relacionado com arquitetura como móveis, que podem ter partes opcionais e até mesmo sofrer modificações dinâmicas. As paredes podem receber alterações com ajustes para posição de portas e janelas, além de controles múltiplos para materiais.

Esse tipo de objeto pode receber mapas UV e serem renderizados no Cycles? Claro que sim! Você pode transformar os objetos em instâncias próprias que podem receber mapas UV únicos, e serem renderizados com o Cycles.

No curso você aprende a usar todos os recursos necessários para reproduzir e criar objetos paramétricos. É uma evolução da modelagem simples no Blender, que pode ajudar muito a criação e reprodução de ambientes no software.

As ferramentas usadas ajudam não só com a modelagem 3d, mas também com rigging. Os recursos são relacionados com modelagem, mas algumas das opções são derivadas de técnicas antes usadas apenas por animadores 3d. Você pode até chamar o curso de rigging para arquitetura.

Aprendendo a usar modelagem paramétrica

Além do curso relacionado com modelagem paramétrica no Blender você também conta com diversos outros tutoriais e treinamentos específicos sobre Blender no EAD – Allan Brito:

2018-03-20T12:54:18+00:00 By |Blender 3D|0 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.