A escultura digital é uma área que poucas pessoas conhecem do Blender, e associam com mais frequência com softwares como ZBrush ou Mudbox. Mas, existe um modo de trabalho específico relacionado com escultura digital no Blender para produzir objetos 3d realistas com grande riqueza de detalhes.

Quer ver um exemplo do que é possível fazer com esse modo de trabalho nas mãos de artistas talentosos? Um projeto chamado Melody que foi compartilhado por um artista chamado Yuditya Afandi passa uma excelente ideia da capacidade da escultura associada ao Blender Cycles.

O próprio artista descreve o desenvolvimento do projeto como sendo uma exploração das capacidades do Blender. Ele queria testar o que era possível realizar usando os recursos disponíveis no módulo de escultura, e usar apenas o Blender no processo. Como resultado temos essa belíssima imagem!

Aqui está um vídeo com mais imagens relacionadas com o desenvolvimento do modelo 3D:

Essa é uma das áreas que demanda mais dos artistas digitais em relação a produção 3D, pois mistura conhecimentos técnicos com concepção artística. Diversos dos artistas que conheço e alunos que trabalham bem com escultura, precisaram de muita prática para aperfeiçoar suas habilidades.

Os exercícios como os realizados pelo artista desse projeto são ponto fundamentais para desenvolver essa técnica. Até pela prática do processo completo de escultura. Pois não é só a escultura que gera esse tipo de modelo 3D.

Depois de fazer a escultura digitai você terá um arquivo com malha digital extremamente densa e “desorganizada”. Será necessário fazer um processo chamado retopologia para construir uma malha mais limpa.

A retopologia é a técnica de reconstrução de malhas tridimensionais que permite “decalcar” as formas geradas na escultura. Assim o artista consegue desenhar a topologia ideal para depois gerar mapas UV e aplicar texturas.

Quer conferir mais imagens desse projeto, inclusive a estrutura da malha 3D? Visite o endereço compartilhado no BlenderArtists.

Aprendendo escultura digital

Quer aprender a fazer escultura digital e renderização no Blender? Os seguintes cursos do EAD – Allan Brito podem ajudar você: