Nos projetos relacionados com o desenvolvimento de jogos digitais, é preciso ajustar a criação dos recursos visuais de acordo com o contexto descrito no roteiro e documento de design. Por exemplo, um jogo que possui temática medieval precisa usar recursos e imagens que estejam de acordo com o tema.

O período medieval é um dos tópicos mais usados para criação de jogos relacionados com RPG ou estratégia de batalha. Você tem um projeto de jogo que está relacionado com a época medieval?

Quer fazer o download de uma pequena coleção de modelos 3d otimizados para uso em jogos com temática medieval? Um artista chamado tastyfish compartilhou no BlendSwap um total de oito modelos 3d já com texturas, prontos para uso nesse tipo de projeto.

A lista de modelos 3d é composta por:

  • Armaduras
  • Pergaminhos
  • Livros antigos
  • Barril
  • Besta
  • Chave
  • Cristais
  • Faca ou daga

Os objetos possuem pequenas variações na estrutura dos seus modelos e podem ser facilmente editados e modificação, caso você tenha conhecimentos relacionados com modelagem 3d. Como tudo está configurado usando poucos polígonos, é muito simples fazer alterações na estrutura.

Caso você deseje fazer alterações, será preciso adaptar também as texturas. Sim, o conjunto de modelos 3d acompanha todas as texturas necessárias para o uso projetos de jogos.

A licença de uso dos modelos 3d é creative commons zero o que significa na prática que são de domínio público. Você pode aproveitar os objetos até mesmo em jogos comerciais sem nenhum custo ou obrigação para citar a fonte ou autor dos arquivos.

Para fazer o download é necessário visitar o BlendSwap, local em que os arquivos estão hospedados. O cadastro do site é gratuito e você possui limite de transferência mensal nas contas gratuitas, mas que é suficiente para conseguir essa coleção e vários outros arquivos.

Está tudo no formato do Blender, mas como as engines de jogos conseguem ler o formato nativo do Blender sem grandes dificuldades será simples integrar o conteúdo em seus projetos. Qualquer dificuldade com os arquivos pode ser corrigida exportando do Blender para formatos como FBX ou OBJ.

Já mencionei que os arquivos são gratuitos?

Aprenda a fazer desenvolvimento de jogos

Quer aprender a editar esses modelos 3d e desenvolver jogos digitais? No EAD – Allan Brito existem diversos cursos que ajudam você a criar e desenvolver projetos de jogos, seja com o engines gráficas ou então no próprio Blender: