Alguns tipos de materiais são mais complicados que outros para simular em softwares 3d, principalmente quando propriedades físicas como transparência e dispersão da luz estão envolvidas. É o caso de materiais como vidro e água.

Uma boa quantidade de artistas digitais iniciantes acredita que ao adicionar propriedades como simples transparência, vão conseguir simular de maneira realista o efeito de água e vidro. Mas, são necessárias algumas configurações extras para atingir realismo com esse tipo de material.

Por isso, sempre aproveito as oportunidade de estudar materiais prontos, para aprender as técnicas usadas por outros artistas na confecção desse tipo de material. Assim você terá uma base para replicar o efeito nos seus próprios projetos.

Você quer fazer o download de dois materiais prontos para a Unreal Engine? Um artistas chamado Handy_tool_lover compartilhou vidro jateado e água, para uso em qualquer projeto na Unreal Engine. Os materiais são livres de direitos autorais e servem até para projetos com fins comerciais.

Para fazer o download, você precisa visitar esse endereço.

Esse material de vidro jateado na Unreal é de grande utilidade não só para uso em jogos, mas principalmente nos contextos de design e arquitetura. Caso você não saiba, as engines de jogos estão dominando os projetos relacionados com visualização em arquitetura. É a união das tecnologias voltadas para jogos com uma necessidade do mercado.

Ao aproveitar esse material de vidro jateado, você poderá rapidamente resolver problemas relacionados com o uso desse tipo de superfície comum em arquitetura.

No caso da água o benefício é dividido com os produtores de jogos, pois os cenários externos que fazem uso de elementos naturais acabam demandando o uso de espelhos d’água. Pode ser um lago ou mesmo poça, o material vai ajudar você.

Uma das grandes vantagens da Unreal Engine para uso em projetos de visualização e design é a sua licença. Para esse tipo de projeto não é necessário pagar a taxa de royalties cobrada pela Epic Games para iniciativas voltadas para produção de jogos.

Isso explica em parte o motivo pelo qual diversos artistas digitais estão investindo no uso da plataforma para exibir seus projetos. Claro que não é só isso, pois a Unreal possui uma das melhores plataformas e renders em tempo real.

Já mencionei que o download dos materiais é totalmente gratuito?

Aprenda a usar a Unreal Engine

Quer aprender a usar a Unreal Engine para projetos relacionados com arquitetura e jogos? No EAD – Allan Brito existem diversos cursos que ajudam você a usar a Unreal Engine em diversos projetos: