Na maioria dos projetos relacionados com arquitetura que aparecem aqui no blog, você acaba encontrando imagens de ambientes residenciais ou comerciais. Mas, hoje compartilho com você uma cena que representa de maneira geral um castelo.

Pelo menos, é assim que o autor do projeto chama a sua iniciativa de renderizar uma edificação, a parte exterior, lembrando a forma de um castelo. A autoria do material é do Enrico Cerica, que é um dos artistas mais conhecidos por trabalhar com o Blender para representar arquitetura.

O seu renderizador escolhido para esse projeto foi o Octane Render, que é totalmente compatível com o Blender e permite usar alguns recursos ainda não existentes no Cycles. Por outro lado, o software não possui licença aberta sendo comercializado como um renderizador independente.

A parte visual do projeto impressiona não só pela qualidade dos renders, mas pela quantidade de vegetação usada no ambiente. Tudo baseado em partículas e meticulosamente adicionados nas edificações com o Grease Pencil.

Outro ponto impressionante do trabalho realizado pelo Enrico Cerica é que não foi apenas uma imagem gerada para esse projeto! Ao visitar esse endereço, que leva até os fóruns BlenderArtists é possível visualizar uma seqüência incrível de imagens. No total são mais de dez imagens com grande riqueza de detalhes.

O projeto foi inspirado em uma edificação real que é exemplo de restauração em arquitetura. Na verdade não é um castelo e sim uma antiga fábrica de cimento que foi restaurada e se transformou em uma residência. A obra é do arquiteto espanhol Ricardo Bofill. Mais informações sobre a edificação, que se transformou na residência do arquiteto em 1973 podem ser conferidas nesse link.

Aprendendo a usar o Blender para arquitetura

Ficou interessado(a) em usar o Blender para projetos relacionados com arquitetura? No EAD – Allan Brito você encontra diversos recursos relacionados com a aplicação do software em arquitetura, seja no render com o Cycles ou mesmo modelagem: