Ao criar personagens virtuais usando ferramentas como escultura digital, existem algumas partes do processo que geram dúvidas em artistas iniciantes. Boa parte dessas dúvidas é relacionada com a reprodução de superfícies complexas como tecidos e coberturas, representadas por padrões de repetição.

As ferramentas padrão de escultura não facilitam a reprodução desse tipo de superfície em 3D.

No ZBrush existe uma ferramenta incrível chamada de MicroMesh que consegue substituir geometria regular por padrões pré-determinados que deixam a criação de algumas superfícies muito rápidas. Isso deixa o processo de criação para tecidos e estruturas complexas como trançados de metal extremamente simples.

Você pode facilmente substituir superfícies 3d por padrões para criar algo como uma cota de malha 3d, em personagens que precisam desse tipo de estrutura. Mas, ainda assim você precisa criar o padrão de reprodução usado nesse tipo de situação.

Quer fazer o download de 10 padrões diferentes de cotas de malha prontas para uso no ZBrush? Tudo já preparado para aplicação como MicroMesh.

Um artista chamado Legionaire compartilhou o arquivo nos fóruns ZBrushCentral, permitindo que qualquer pessoa com o ZBrush possa rapidamente aproveitar o recurso.

Como fazer o download? O artista compartilhou o arquivo por duas fontes diferentes. A primeira é um link do Dropbox que não está mais funcionando. A segunda é uma conta do Google Drive particular do artista, que está funcionando perfeitamente. Você deve descer a página até a parte inferior para conseguir fazer a cópia.

O material é destinado apenas aos artistas 3d que fazem uso do ZBrush, mas como o download é gratuito, qualquer pessoa pode fazer a cópia do material. Porém, será complicado aproveitar o material em outros softwares já que o formato do arquivo ZTL é próprio do ZBrush.

Aproveite, pois não existe garantia que o artista irá manter o material disponível para download por muito tempo.

Aprendendo escultura digital

Quer aprender a fazer escultura digital em um software gratuito? No Blender é possível trabalhar com escultura digital usando opções semelhantes ao ZBrush. Alguns cursos do EAD – Allan Brito são relacionados com esse tipo de modelagem: