As imagens e animações criadas com foco em arquitetura geralmente não mostram uma área comum em edificações, que são as coberturas dos prédios e casas. Essas áreas são cheias de equipamentos e estruturas de apoio. Entre essas estruturas estão máquinas para exaustão de ar, caixas d’água e outros equipamentos.

Quando precisamos criar animações em que a câmera se desloca acima do nível das edificações, surge a necessidade de adicionar esses detalhes nos topos dos edifícios para contextualizar o projeto.

Você possui alguns desses equipamentos na sua biblioteca? Quer fazer o download gratuito de alguns desses objetos prontos para uso?

Um artista chamado klaimtrev compartilhou no BlendSwap diversos modelos 3D próprios de equipamentos encontrados em coberturas de edifícios. Os modelos abrangem desde equipamentos para ar-condicionado, tubulações, exaustores e outros. É uma coleção realmente destinada na representação da infra-estrutura de edificações.

Cobertura de edifícios

A grande utilidade dessa coleção está relacionada exatamente com projetos em que a câmera passa em níveis bem acima do horizonte, e precisam mostrar a parte superior de ambientes urbanos. Seja na visualização para arquitetura ou então jogos digitais.

Os arquivos devem permitir que você finalize a estrutura dos edifícios de maneira rápida.

Os modelos 3D não possuem nenhum tipo de material associado. Todos os arquivos estão no formato nativo do Blender, mas podem ser aproveitados em outros softwares 3D. Como? Basta abrir o Blender e exportar os arquivos para formatos como OBJ, que são compatíveis com a grande maioria dos softwares.

A licença de uso é creative commons zero que em outras palavras significa domínio público. Então, você pode usar os arquivos para qualquer propósito, até para fins comerciais.

Para quem não conhece o BlendSwap, a plataforma permite fazer o download de arquivos compartilhados por usurários artistas 3D usando o Blender. É necessário fazer cadastro no web site para ter acesso aos arquivos, mas o processo é gratuito. Porém, existe um limite mensal para downloads que pode ser ampliado mediante pagamento de assinatura.

Aprenda modelagem 3d usando o Blender

Quer aprender a fazer modelagem 3d com o Blender? No EAD – Allan Brito exostem diversos cursos relacionados com modelagem 3d que podem ajudar você a começar: