Quando o assunto é a escolha de uma plataforma de hardware para acelerar a renderização com o Blender Cycles, sempre fui bem claro em relação ao uso de equipamentos da Nvidia. O suporte para tecnologia CUDA sempre foi melhor no Cycles deixando muitos proprietários de placas Radeon decepcionados.

Mas, isso não era culpa dos desenvolvedores do Blender. Muito dessa falta de suporte para OpenCL se devia exatamente pela pouca ajuda da própria AMD em prover as opções e ferramentas necessárias para melhorar o suporte.

Depois de muita espera e uma ajuda merecida de uma equipe de engenheiros da própria AMD, o Cycles está com um Kernel paralelo com suporte melhorado para OpenCL. Na próxima versão do software que deve ser lançada em breve teremos melhoras significativas na performance.

Em alguns casos, o uso de placas AMD como a Radeon RX 480 pode trazer performance melhor do que equipamentos da Nvidia! Isso quando fazemos comparação de placas na mesma faixa de preço.

Como geralmente as placas da AMD possuem excelente competitividade em comparação com as GeForces, isso pode significar uma melhor relação entre custo e benefício para cada equipamento.

Se você tem um computador em casa ou no escritório com placas AMD, pode preparar o mesmo para receber a versão 2.79 do Blender! Ele será capaz de renderizar cenas usando todos os núcleos da GPU e OpenCL.

É o momento de abandonar a Nvidia? Calma! Isso é apenas o começo de uma longa reaproximação entre a AMD e os usuários do Blender. Se tudo funcionar de acordo, você deve começar a considerar os equipamentos da empresa para futuras atualizações ou aquisições.

Quem já investiu na Nvidia deve permanecer com os equipamentos por algum tempo. Você também precisa considerar os outros softwares que funcionam em conjunto com o Blender. Todos eles se beneficiam com placas AMD?

É uma excelente notícia, sempre é bom ter mais opções.

Aprendendo a renderizar com o Cycles

Quer aprender a renderizar projetos com o Cycles? No EAD – Allan Brito existem diversos cursos que ajudam você a usar o Cycles para renderizar projetos com os mais variados temas: