Alguns jogos possuem um atilo visual que dita a maneira como você deve representar objetos em cenas, seja por meio de ambientes realistas ou visuais estilizados. Quando o assunto é a ambientarão de personagens na linguagem de anime, é preciso transformar a maneira como o software lida com objetos 3D.

Você já deve ter ouvido falar sobre o processo chamado de cel shading e como ele é usado com freqüência em projetos relacionados com animação. Essa é a base para a criação de material gráfico relacionado com o contexto oriental de ilustração.

As ilustrações possuem linhas de contorno bem definidas, cores sólidas e sombras suaves de contraste.

Como é possível representar isso em plataformas como a Unreal Engine?

Um artista chamado Tatsuro Ide compilou uma série de passos necessários para configurar materiais e Blueprints dentro da Unreal Engine, para que seja possível configurar personagens com esse tipo de visual.

O guia pode ser conferido nesse endereço.

As instruções e explicações estão em inglês, mas a base para a reprodução dos efeitos são os Blueprints. Como as imagens estão em excelente resolução e podem ser usadas como guia, você precisa apenas reproduzir o efeito.

Para quem não conhece, os Blueprints são uma linguagem visual dentro da Unreal Engine que permite a criação de jogos, materiais e programação de maneira geral no software. É possível criar eventos, funções e diversos outros componentes dentro da Unreal Engine.

Se você já tem algum conhecimento sobre os Blueprints, esse guia será de grande ajuda para reproduzir o estilo cel shading necessário para criar jogos ou animações que tenham a temática oriental.

Caso você goste do conteúdo, é extremamente recomendável salvar o artigo em algum formato para futura referência. Assim você garante que as informações fiquem salvas de eventuais problemas com o link de origem.

Aprendendo a usar a Unreal Engine

Quer aprender a usar o Blueprints na Unreal Engine? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos relacionados com o uso da Unreal para diversos tipos de contextos. Seja para uso em jogos ou arquitetura: