A evolução do mercado de visualização para arquitetura está fazendo com que cada vez mais artistas migrem para novas ferramentas. Um fenômeno recente é a adoção de softwares especializados na criação de jogos digitais, para criar ambientes interativos para arquitetura como a Unreal Engine.

Alguns artistas acreditam que a ferramenta fará boa parte do trabalho, mas as exigências em relação ao seu uso é produção ainda são as mesmas. Você ainda vai precisar de uma boa placa de vídeo, e os tempos de render tendem a ser grandes para projetos com boa qualidade de iluminação.

A diferença nesse caso é que o nome do processo muda, especialmente no caso da Unreal Engine. O render se traduz como cálculo do chamado light mass.

Quer ver um exemplo de projeto para arquitetura com excelente qualidade e que levou tempo considerável de render? Visite esse endereço para conhecer o Scandinavian Apartment do artista hoanganh461.

Esse projeto é interessante por diversos motivos, sendo o principal a informação relacionada ao tempo de cálculo do light mass e o hardware usado. O artista fez uso de uma GTX 980Ti, que alguns meses atrás era o topo de linha da Nvidia.

O tempo total de cálculo para o projeto foi de 3 horas. É um tempo considerável, mas que apresenta diversas vantagens em relação a uma ferramenta que gera imagens estáticas. Depois que o cálculo está pronto, o artista pode tranquilamente mover a câmera e gerar novas imagens do projeto de maneira rápida.

A iluminação já está calculada e como é um ambiente voltado para render em tempo-real o movimento da câmera é livre pelo cenário. O que facilita bastante a criação de imagens.

Como vantagem o artista ainda pode criar aplicações interativas 3D para apresentar o projeto.

Os tempos de render podem ser longos, mas o resultado visual compensa! Ao invés de fazer vários renders, você faz apenas um.

Aprendendo a usar a Unreal Engine

Quer usar a Unreal Engine para arquitetura? O EAD – Allan Brito possui cursos e treinamentos especializados na Unreal Engine e visualização para arquitetura que podem ajudar você: