Nos projetos de jogos digitais você pode eventualmente precisar de um recurso que acaba consumindo muito tempo de produção, como é o caso do design das interfaces. O chamado HUD (Heads-up display) dos jogos é tema de várias discussões e pode envolver um pequeno projeto de design em separado.

Entre os sistemas que acabam aproveitando a interface dos jogos para apresentar informações estão mapas, textos e sistemas de radar. Quer fazer o download de um sistema de radar pronto para a Unreal Engine?

Um artista chamado CoquiGames compartilhou um blueprint muito interessante nos fóruns da Epic Games que permite criar um pequeno sistema de radar na Unreal Engine. O sistema já está todo pronto para uso e requer apenas alguns pequenos ajustes para que o mesmo seja aplicado em projetos de jogos.

Mas, por qual motivo você poderia querer um sistema de radar?

Esse sistema pode ser útil em diversos tipos de contexto dentro de jogos digitais. Por exemplo, é possível mostrar visualmente para o jogar que um inimigo está se aproximando, ou um determinado item está nas redondezas.

A parte complicada que seria a criação do HUD para o jogo com o radar interativo já está pronta, você só vai precisar fazer a configuração dos blueprints de forma a adaptar o sistema para o seu projeto.

O link para download leva você até o mediafire que é um pouco chato de usar para fazer os download.

Mas, o que são os blueprints? Esse é o nome do sistema usado para fazer a lógica dos jogos com base em informações visuais. Tudo é feito usando nodes que são familiares para a maioria dos artistas 3d. Você vai adicionando os blocos e fazendo ligações.

Para quem não gosta de trabalhar com linguagens de script é algo muito mais amigável. Mas, também exige um pouco de raciocínio lógico.

Aprenda a fazer projetos de jogos com a Unreal Engine

Se você não faz idéia de como usar sistemas como os blueprints, mas gostaria de começar a usar a Unreal Engine para seus projetos relacionados com jogos digitais o EAD – Allan Brito tem diversos cursos que podem ajudar: