Importando móveis e objetos do SketchUp para o Blender

Compartilhe o artigo!

Uma das fontes de conteúdo que sempre publico e compartilho aqui no site é o BlendSwap, que permite aos usuários do Blender utilizar arquivos criados por outros artistas que disponibilizaram o material de modo gratuito no site. Mas, você sabia que é possível expandir e muito os recursos usados por usuários do Blender?

Entre as fontes potenciais de recursos que artistas do Blender podem usar estão os modelos 3d criados no SketchUp. Com o Blender é possível importar diretamente objetos no formato SKP para o software.

A possibilidade de importar arquivos SKP para o Blender abre a possibilidade de que artistas especializados em arquitetura, possam aproveitar modelos 3d de móveis e objetos da gigantesca base do SketchUp.

Como isso é possível?

Tudo graças a um Add-on gratuito desenvolvido por Martijn Berger, e que pode ser copiado de maneira gratuita nesse endereço. Depois que você instala o Add-on no Blender, aparece uma opção para importar arquivos SKP direto no menu arquivo!

Quer ver um exemplo?

Veja esse modelo 3d de uma mesa de jantar com cadeiras no SketchUp.

Assim que você adiciona o Add-on no Blender, uma opção aparece no menu arquivo para importar arquivos SKP.

Basta selecionar o arquivo do SketchUp, e você terá o modelo 3d no Blender!

Qual a vantagem em fazer isso? Simples, assim que você adiciona o arquivo no Blender será possível usar algo que não existe no SketchUp. Estou me referindo ao Blender Cycles!

Os usuários do SketchUp não possuem uma opção como o Cycles para fazer renderização realista, e o simples fato de conseguir usar seus modelos 3d nativos no software abre muitas possibilidades. A grande vantagem, é que o Cycles é gratuito.

Você só deve tomar cuidado para usar apenas arquivos SKP do SketchUp 2016 ou anterior. Pois, o Add-on não consegue ler arquivos da versão 2017.

Aprenda a renderizar com o Cycles e SketchUp

Ficou interessado(a) em usar o SketchUp junto com o Cycles? No EAD – Allan Brito você e contra cursos relacionados com ambos os softwares que podem ajudar você:

Autor: Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Um comentário em “Importando móveis e objetos do SketchUp para o Blender”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.