As engines modernas voltadas para produção de jogos digitais oferecem diversas formas para que você possa avaliar e testar animação de personagens. Mesmo que você não possua um personagem virtual pronto, é possível usar modelos prontos e oferecidos pela própria engine.

Na Unreal Engine você encontra um personagem virtual característico que pode ser usado como base para testar e avaliar comportamentos dentro do jogo. Depois é possível importar outro personagem para o projeto, e aplicar os mesmos tipos de comportamentos e lógica.

Assim você ganha tempo em termos de produção, pois pode trabalhar no desenvolvimento do jogo em duas frentes diferentes. Uma voltada para a arte e outra dedicada apenas a parte lógica.

Os desenvolvedores que trabalham com o Unity possuem diversos personagens “icônicos” com a famosa Unity-chan. É uma personagem com temática oriental que pode ser adquirida de maneira gratuita na Unity Store, para projetos pessoais. É uma alternativa muito mais atraente do que o padrão usado pelo Unity.

Se você migrou do Unity para a Unreal Engine e estava com saudades da Unity-chan, você tem a oportunidade de usar a personagem novamente! Um desenvolvedor chamado Fronzelneekburm fez a conversão da personagem do Unity para a Unreal Engine, e publicou o link para download do arquivo nos fóruns da Epic Games.

A personagem já apresenta animações prontas e alguns comportamentos baseados em física, assim como acontece no Unity. É uma opção muito mais interessante do que o personagem padrão da Unreal.

Você só precisa observar a licença de uso, pois assim como no Unity o modelo não está liberado para uso em projetos comerciais.

O arquivo da personagem possuem aproximadamente 90MB e tem link para download direto na prórpia página. Caso você tenha interesse em copiar o arquivo, recomendo fazer isso o mais rápido possível. O link leva para o site do desenvolvedor e o arquivo pode ser removido de lá a qualquer momento.

Aprendendo animação para jogos

Quer fazer a produção de animação 3D para jogos digitais? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos relacionados com a produção e desenvolvimento de jogos para as mais variadas plataformas: