A migração entre diferentes softwares sempre é um tema de muita controvérsia entre artistas 3d, principalmente quando você já possui uma boa base de arquivos e projetos em determinada plataforma. Sempre que converso com artistas interessados em migrar para o Blender, me questionam sobre a facilidade em migrar arquivos de projetos entre plataformas.

No caso do 3ds max existem diversas formas de pegar um arquivo de projeto no formato MAX e migrar para o Blender. Sendo as duas mais fáceis usando formatos intermediários como OBJ ou FBX. Você abre o 3ds max e exporta o arquivo para esses formatos, para depois importar para o Blender.

Mas, inevitavelmente algumas informações são perdidas ao longo do caminho. Você terá que configurar materiais e animações novamente ou fazer pequenas adaptações no projeto. É algo que exige um pouco de paciência por parte do artista.

Alguns dias atrás encontrei uma ferramenta que promete ajudar nesse processo de migração, mas ela não é gratuita! Uma empresa com sede na nossa vizinha Argentina criou o MAXToBlender. O software promete converter arquivos do 3ds max diretamente para o Blender. A ferramenta não é gratuita, mas pode economizar muito tempo na migração do 3ds max para o Blender.

Depois de entrar em contato com a empresa, eles gentilmente cederam uma versão para avaliação do software, e estou testando o processo. Nas próximas semanas devo publicar uma análise com mais detalhes.

O ponto principal que você deve estar se perguntando: preciso do 3ds max para fazer a conversão? Infelizmente sim. A ferramenta funciona assim:

  1. Você instala um módulo no 3ds max
  2. Depois um Add-on no Blender
  3. Do 3ds max para o Blender é gerado um arquivo intermediário que é lido pelo Add-on

Qual a vantagem em fazer isso? Não posso usar OBJ e FBX direto?

A vantagem em usar a ferramenta é que ele faz a conversão de informações do 3ds max direto para o Blender! Por exemplo, os materiais de projetos no 3ds max já são convertidos para o formato do Blender Cycles. Segundo a documentação do software isso inclui até mesmo materiais do V-Ray.

Aguarde pela análise completa incluindo exemplos!

Aprendendo a usar 3ds max e Blender

Quer aprender a usar o Blender ou 3ds max para seus projetos? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos relacionados com ambos os softwares: