O mercado de visualização para arquitetura está se adaptando com o tempo à diversas mudanças relacionadas com a tecnologia usada para vender projetos. Antes do advento dos softwares 3D a maioria dos projetos era vendida com base em pinturas geradas por artistas usando aerografia ou aquarelas. Depois que ficou mais rápido gerar modelos 3d o mercado migrou em massa para o uso de ferramentas digitais.

Outra mudança está tomando de assalto o mercado e deve ter impacto direto na maneira como trabalhamos e também na maneira como softwares são produzidos.

As tecnologias voltadas para render em tempo-real estão se tornando um padrão seguido por diversas empresas. O uso de ferramentas como a Unreal Engine está revolucionando a maneira com que os projetos são vendidos, oferecendo maneiras mais rápidas de produzir conteúdo 3d de qualidade.

Sem mencionar o fato dos modelos 3d serem interativos. O potencial comprador pode caminhar e experimentar o ambiente.

Pensando nessa mudança de mercado e potencial posicionamento no futuro o Chaos Group, empresa que desenvolve o V-Ray está começando a trabalhar em uma versão do software para a Unreal Engine. Sim, você poderá renderizar projetos para arquitetura usando o V-Ray dentro da Unreal Engine. O lightmass usaria a engine deles e não o que está incluso na Unreal.

Como a tendência no futuro é que artistas digitais adotem essa tecnologia ao invés do render tradicional, a migração para a Unreal garante o posicionamento deles no mercado.

A notícia apareceu em uma palestra proferida pelo fundador e criador do V-Ray chamado Vladimir Koylazov. Alguns dos slides da palestra apareceram no facebook do portal canadense cgarchitect.com.

Além do desenvolvimento do V-Ray para Unreal, veja alguns pontos interessantes da palestra:

  • O render em tempo-real deve representar a preferencia dos artistas e empresas no futuro
  • O mercado de visualização prefere a Unreal Engine
  • VR deve ser forte para marketing e negócios, mas com pouco uso em entretenimento
  • VR está sendo usado em 40% dos projetos de visualização atualmente

Mesmo que você não use o V-Ray nos seus projetos, esse tipo de informação ajuda a moldar o seu planejamento para o mercado. Assim é mais fácil escolher as tecnologias que devem receber a sua atenção.

Aprendendo a usar render em tempo-real

Quer aprender a usar a Unreal Engine para arquitetura e outras tecnologias relacionadas com visualização baseada em jogos? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos relacionados com o tema: