Os efeitos visuais são parte fundamental de qualquer projeto relacionado com jogos digitais, pois é apenas usando alguns desses efeitos que conseguimos passar o contexto correto de reações. Por exemplo, quando uma arma dispara no mundo real é comum vermos uma pequena “explosão” na parte frontal do cano. Isso precisa ser simulado dentro do jogo. Caso contrário não passa a sensação de realismo necessária para o jogador.

Essa explosão algumas vezes é uma imagem que aparece de maneira repentina na frente das armas. Por meio de um truque de animação a nossa perceção do evento acaba associando as imagens com uma explosão.

Com o advento das engines gráficas modernas, é possível extrapolar o que podemos fazer em termos de eventos para muito além de simples imagens. Você pode literalmente trabalhar com ferramentas próprias para gerar os mais variados tipos de efeitos diferentes dentro dos jogos.

Mas, algumas vezes é preciso passar por diversos tipos de testes e configurações até conseguir o efeito desejado para um determinado tipo de jogo.

É por esse motivo que sempre recomendo aos meus alunos a criação de uma pequena biblioteca de efeitos prontos, seja para aplicação em jogos ou outros projetos. Assim você já pode ter efeitos comuns de encontrar na maioria dos projetos como:

  • Fogo
  • Explosões
  • Partículas
  • Poeira
  • Eletricidade

Esses são tipos bem comuns de efeitos em ambientes de jogos digitais.

Quer fazer o download de um conjunto de efeitos prontos para usar dentro da Unreal Engine? Um artista chamado Luos compartilhou no Gumroad um conjunto de efeitos visuais prontos que simulam os mesmos visuais do jogo Kingdom Hearts 3.

O material pode ser copiado de maneira gratuita pelo Gumroad, basta que você adicione no campo de doação o valor de zero dólares, para habilitar o download gratuito.

Um detalhe importante em relação ao recurso é que ele só funciona na Unreal Engine 4.16 ou superior.

Aprendendo a criar jogos digitais

Quer aprender a usar jogos digitais usando a Unreal Engine e outras ferramentas? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos que podem ajudar você a desenvolver os mais variados tipos de projetos: