A Unreal Engine está se tornando a cada dia uma ferramenta indispensável para profissionais que trabalham com visualização em arquitetura. Seja pela possibilidade de converter projetos completos em 3d interativo ou então proporcionar ferramentas para VR.

A qualidade visual dos renders gerados pela Unreal rivaliza com os que são criados em ferramentas tradicionais.

Mas, existe um campo de aplicação da Unreal Engine em que muitos artistas 3d acabam tendo dificuldade, que é a lógica de interação. Você acaba tendo que aprender a usar Blueprints ou então C++ para conseguir gerar interação.

Uma das vantagens em usar os Blueprints é a sua estrutura visual mais amigável aos artistas que não desejam aprender a trabalhar com linguagens e lógica de programação.

Além disso existem inúmeros Blueprints prontos que podem ajudar e muito no desenvolvimento de projetos para arquitetura. Um exemplo disso é o sistema para simular luz do dia compartilhado nos fóruns da Epic Games pelo artista Fabriciuz. Com esse sistema você consegue configurar a iluminação do cenário para diferentes horários e situações.

O modo de instalar é simples, sendo necessário apenas alguns ajustes depois que você importar o Blueprint para o seu projeto. Existem alguns requisitos básicos para conseguir usar o Blueprint que são a existência de uma luz direcional, Skylight, AtmosphericFog e ExponentialHeightFor.

Assim que o Blueprint é configurado você pode determinar o horário do dia para que a luminosidade e temperatura da luz seja adaptada de acordo com o que você ajustou.

Para quem trabalha com visualização em arquitetura e gostaria de adicionar esse tipo de interação nos seus projetos, é uma ótima ferramenta para criar animações demonstrando os diferentes tipos de luminosidade natural possíveis no projeto.

Faça o download o quanto antes desse material, pois o autor compartilhou uma pasta do seu Dropbox particular. A qualquer momento o link pode parar de funcionar.

Já mencionei que o download é gratuito?

Aprendendo a usar a Unreal Engine

Quer aprender não só a usar a Unreal Engine mas a trabalhar com Blueprints? No EAD – Allan Brito você encontra cursos relacionados com a Unreal Engine para arquitetura e também especializados no uso de Blueprints: