O uso de tecnologias relacionadas com a realidade virtual, conhecida pelo acrônimo VR, está crescendo nos mercados voltados para demonstração de produtos. Seu uso como plataforma de entretenimento esbarra nas dificuldades que os consumidores possuem em ficar mais de 30 minutos com um headset VR no rosto.

Mas, para apresentações curtas e demonstrações de produtos o VR tem se tornado uma ferramenta incrível! Uma das áreas que está aproveitando essa tecnologia é a arquitetura. Poder apresentar um projeto de maneira imersiva é um potencializador de vendas, e o mercado imobiliário já percebeu essa diferença.

A próxima tendência é permitir que os clientes confiram os projetos nos seus próprios dispositivos, sem a necessidade de visitar um stand.

Nesse ponto esbarramos na distribuição e também disponibilidade de headsets VR. Nem todos possuimos em casa um equipamento caro como o HTC VIVE ou Oculos Rift.

Já pensou se fosse possível compartilhar esse tipo de experiencia pela Web de maneira semelhante a um website? Isso é possível graças a uma tecnologia chamada WebVR.

Você consegue criar projetos VR usando a Web e pode distribuir para seus clientes em qualquer local do mundo! Eles podem conferir a experiência VR em praticamente qualquer dispositivo, inclusive celulares.

Para ajudar os artistas interessados em começar a fazer esse tipo de projeto, o EAD – Allan Brito está com um novo curso. No curso sobre VR para arquitetura usando WebVR você aprende a produzir esse material para arquitetura.

Quer um exemplo? Visite essa página. Use seu celular com os navegadores Chrome ou Firefox para ativar os recursos do WebVR. Basta clicar no pequeno ícone dos óculos para entrar no modo VR.

O suporte para a tecnologia é melhor no Android, pois nos dispositivos iOS ainda não é possível executar páginas web em tela cheia, o que limita a experiência. Para usar o Gear VR você deve abrir o link no próprio navegador da Samsung.

Visite a página do curso para conhecer mais sobre a tecnologia e conferir a primeira aula do curso.

Aprendendo modelagem 3D e VR

Quer expandir seus conhecimentos relacionados com a produção de material para VR usando softwares como Blender e Unity? No EAD – Allan Brito você encontra vários cursos que ajudam você a criar modelos 3d, animações e mais material relacionado com VR: