O desenvolvimento de projetos para arquitetura exige o uso de diversos artifícios e técnicas para garantir o bom funcionamento, integridade estrutural e outros aspectos de um projeto. Mas, em tempos de uso consciente de recursos energéticos é muito comum encontrar demanda pela análise de recursos energéticos na edificação.

Como o projeto impacta o consumo de energia elétrica, aquecimento e outros recursos? As escolhas relacionadas com iluminação aproveitam bem a luz natural?

Tudo isso pode ser simulado por meio de software, mas os mesmos ou são caros ou então de difícil manipulação. Veja o caso do EnergyPlus que é gratuito, mas apresenta interface totalmente baseada em dados numéricos.

Você insere números no software que retorna como resultado mais números. Ele funciona bem, mas é preciso transformar os números em informação visual para apresentar aos clientes.

Outro caso é do Revit que incorporou os recursos do antigo Ecotect, adquirido pela Autodesk. É tudo visual, mas você precisa de uma assinatura do Revit (US$ 2.000,00/ano) para conseguir usar os recursos.

Você sabia que existe uma alternativa gratuita para essas duas opções usando o Blender?

Como o Blender consegue fazer análise energética de edificações? Usando um incrível Add-on chamado de VI-Suite.

Esse Add-on funciona como uma interface para o EnergyPlus, Radiance, Matplotlib e Kivy. Dentro do Blender você pode usar todos esses recursos gratuitos, aplicando ferramentas de análise e recebendo feedback visual.

O resultado são gráficos e interpretações relacionadas com o uso do software dentro do Blender. Assim você pode tomar decisões relacionadas com a mudança no design e layout do projeto com base nas opções mais eficientes em termos energéticos.

O projeto nasceu na universidade de Brighton no Reino Unido sob supervisão do pesquisador Dr. Ryan Southhall. É totalmente gratuito e pode transformar a maneira com que você utiliza o Blender para arquitetura.

Usando o Blender para arquitetura

Quer aproveitar mais recursos do Blender para uso em projetos de arquitetura? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e recursos que podem ajudar você na aplicação do software nessa área: