O Blender está para receber um incrível renderizador em tempo-real nos próximos meses chamado de Eevee. Seu objetivo será transformar a maneira com que criamos e apresentamos projetos, usando um modelo semelhante as engines de jogos 3D. Será possível visualizar tudo em tempo-real na própria 3D View.

Isso estará pronto apenas no Blender 2.8 que ainda está em desenvolvimento. Mas, apesar de não estar com todos os recursos e muito trabalho para chegar em condições de ser usado em produção, alguns artistas estão fazendo testes com o software.

Veja o caso do artista ahmedyounis75_3, que publicou nos fóruns BlenderArtists o que talvez seja a primeira visualização para arquitetura com o Eevee.

É um exemplo impressionante em termos de qualidade na aplicação dos recursos do Eevee para render em tempo-real. Só lembrando que a imagem representa o visual do projeto na 3D View. Isso não é um render tradicional.

Apesar do artista não ter compartilhado a captura animada da tela, o que ajudaria no entendimento do potencial do Eevee, é impressionante a qualidade atingida.

Para conferir os ajustes usados para os Nodes em materiais do projeto, visite o link que leva até a página do fórum com o projeto.

Um dos grandes atrativos desse tipo de visualização com o Blender direto na viewport, é que em teoria será possível fazer animações de modo incrivelmente rápido. Tudo será baseado na 3D View, então será questão de capturar a tela para criar a sequência de imagens.

Nada de esperar horas para finalizar um render como no Cycles. Você poderá ter animações 3d prontas em questão de segundos! Mais detalhes sobre o processo devem ficar disponíveis assim que o desenvolvimento do software avançar para os estágios finais.

Se você quiser conhecer o Blender 2.8 e fazer testes com a versão de desenvolvimento do Eevee, use o Workshop gratuito de Blender 2.8 do EAD – Allan Brito. Lá eu mostro como você pode fazer o download e usar o Eevee.

Quando o Blender 2.8 deve ser lançado? Provavelmente só no final do ano, mas ainda não existe data definida para o lançamento do software.