Os modelos 3d relacionados com jogos digitais possuem uma característica em comum, que é apresentar quantidade reduzida de polígonos para melhorar a performance dos aplicativos. Quanto menor for o número de polígonos, melhor para a execução dos projetos nos mais variados tipos de hardware.

Mas, apesar de ser desejável ter modelos 3d com poucos polígonos, algumas vezes é mais fácil criar objetos com grande quantidade de detalhes. Para depois refazer a superfícies reduzindo a quantidade de faces. Isso é chamado de retopologia.

Boa parte dessa produção é reslizada em softwares de escultura digital, sendo que o ZBrush é um dos grandes destaques dessa área. A maioria dos artistas digitais concorda que o software oferce algumas das melhores opções para criar escultura digital.

Se você usa o ZBrush, ou pretende usar no futuro, alguns recursos adicionais podem ajudar muito na criação de escultura digitais. Entre esses recursos você encontra Brushes (pínceis) personalizados.

Quer fazer o download de um conjunto de 50 Brushes gratuitos para o ZBrush? Tudo otimizado para uso em projetos de cenários virtuais para jogos? O artista Andrew Averkin, que trabalha no Blur Studio compartilhou o conjunto no gumroad.

Como fazer o download gratuito? No gumroad você precisa informar um valor, sempre que você for realizar o download de um recurso. Ao informar o valor zero o download será iniciado de maneira gratuita.

Ao fazer o download do material você não só consegue 50 píceis personalizados para o ZBrush, mas também 48 Alpha Brushes compatíveis com o Substance Painter. O arquivo ZIP apresenta aproximadamente 80 MB em tamanho.

Mesmo com o ZBrush sendo usado na grande maioria das vezes na produção de personagens virtuais, é comum também aplicar os mesmos recursos na criação de cenários virtuais.

Existem outras opções? Claro que sim! O MudBox da Autodesk e até o Blender permitem que você crie escultura digital.

Aprenda a fazer escultura digital e modelagem

Quer aprender a fazer escultura digital e modelagem 3d? No EAD – Allan Brito você aprende a fazer não só escultura digital, mas a fazer retopologia e configurar diversos aspectos relacionados com materiais e texturas dos objetos 3d: