Já houve uma época em que conseguir um projeto que envolvia algum tipo de animação era motivo de comemoração ou preocupação para artistas digitias. A comemoração estava diretamente relacionada com o maior valor agregado desse tipo de projeto. Mas, por outro lado era preciso passar pelo processo de render do projeto.

Você já tentou renderizar animações? Quem já teve a oportunidade de renderizar animações, sabe que esse tipo de projeto demanda muito poder computacional. Alguns segundos de animação podem facilmente demorar semanas para renderizar, dependendo do projeto e equipamento usado.

Com os recentes avanços na renderização por GPU e técnicas para acelerar o render, é possível reduzir de maneira significativa esse tempo. O fato de conseguir um projeto de animação não é mais motivo de preocupação.

Quer ver um exemplo de projeto relacionado com arquitetura produzido por apenas um artista? Veja essa animação de um conjunto de apartamentos em Londres, realizado pelo artista Russo Mikhail Rodionov e compartilhado nos fóruns BlenderArtists.

Qual o tempo de render dessa animação no Blender? Segundo a descrição do próprio artista o material levou aproximadamente 1 semana para renderizar, usando duas GeForce GTX 980Ti. Essas foram até pouco tempo atrás algumas das melhores placas da NVidia.

Caso o mesmo projeto fosse renderizado usando uma Renderfarm, o custo total to projeto seria acrescido em US$ 1.000,00! O artista acabou renderizando as imagens no seu próprio equipamento, o que reduziu o custo para US$ 300,00.

Muito em breve esse custo deve ser reduzido ainda mais com o uso de recursos como o Eevee, que tem a capacidade de gerar as animações usando render em tempo-real. É um princípio semelhante ao que é usado em softwares como a Unreal Engine, em que é possível exportar animações com base em capturas de tela.

Se você pretende criar projetos relacionados com animação, mas sempre achou que era preciso uma renderfarm para renderização. Esse é um ótimo exemplo do que um artista sozinho consegue fazer.

Aprenda a fazer animação para arquitetura

No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos relacionados com a produção de animações e modelos 3d para arquitetura. Seja no modelo tradicional em que são criadas animações lineares ou interativas: