Um desenvolvedor de jogos digitais que trabalha com a Unreal Engine estava com um problema, relacionado com a criação de cenários virtuais para seus jogos. Sempre que surgia a necessidade de simular ambientes urbanos de qualquer tamanho, o desenvolimento do projeto acabava parando ou atrasando.

Como ele tem mais afinidade com a parte lógica do desenvolvimento, as tarefas envolvendo artes visuais acabavam tomando mais tempo que o necessário. A solução para o problema foi o desenovlvimento de uma ferramenta própria para gerar cenários e ambientes urbanos na Unreal Engine.

O funcionamento da ferramenta é simples, você precisa apenas marcar a posição dos objetos no cenário e depois sair escalonando os marcadores. Como em um passe de mágica a ferrameta faz a cópia dos modelos 3d, replicando as estruturas para gerar repetição.

Uma descrição completa do material e links para download podem ser encontrados nos fóruns da Epic Games.

Como funciona o módulo? Tudo é baseado em um projeto criado na Unreal Engine, que já é compatível com a versão 4.7 e segundo o autor deve funcionar também com a 4.8.

No link que leva até os fóruns da Epic Games é possível encontrar um tutorial completo mostrando o funcionamento da ferramenta. Basta abrir o projeto e adicionar os módulos. O próprio autor comenta que é possíel usar o recurso não só para edificações, mas qualquer tipo de objeto.

Se você tem alguma necessidade em repetir objetos em cenários de jogos seguindo padrões ou espaçamentos fixos, o módulo será de grande utilidade.

Para fazer o download gratuito você será levado(a) até o gumroad, que é o local em que o material está hospedado. Como fazer o download gratuito no gumroad?

Ao chegar na página, você precisará informar um valor que deseja usar para fazer o download. O artista habilitou os downloads gratuitos, então é só informar zero como valor.

Esse é o tipo de recurso que não pode faltar para artistas digitais envolvidos na criação de jogoas com a Unreal Engine.

Desenvolvimento de jogos em a Unreal Engine

Quer aprender a fazer desenvolvimento de jogos com a Unreal Engine? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos relacionados com a criação de jogos, desde a sua concepção até a produção: