A tecnologia WebGL é a base para diversos tipos de projetos relacionados com a conversão de material 3d para a web. Você va encontrar WebGL em jogos digitais focados no navegador, e principalmente conteúdo 3d que é criado com frameworks próprios para a web como é o caso do three.js e a-frame.

Os frameworks são todos baseados em WebGL, mas necessariamente não fazem uso direto da tecnologia. Você aproveita muito do que as ferramentas oferecem sem a necessidade de aprender diretamente WebGL.

Você quer expandir ainda mais seus conhecimentos com um conteúdo técnico próprio para WebGL?

A editora CRC Press publicou um livro sobre WebGL em 2016 e agora esta disponibilizando o material de maneira gratuita, para qualquer pessoa fazer o download em formato de ebook. Você pode fazer o download do PDF com aproximadamente 75 MB nesse endereço. O livro possui mais de 400 páginas!

Só um aviso, o livro está em inglês! Mas, ainda assim vale o download para fins de referência e pesquisa.

A abordagem do material é uma mescla de explicações teóricas sobre o funcionamento da tecnologia, assim como exemplos práticos do uso de WebGL em navegadores Web.

Algumas pessoas podem acreditar que não vale a pena necessariamente aprender sobre WebGL, e sim utilizar os diversos framworks que usam a tecnologia. Caso você queira mais velocidade no desenvolvimento de soluções baseadas em 3D na web, é uma abordagem mais segura. Pois, em pouco tempo você terá condições de criar experiências completas relacionadas com 3d na web.

Mas, caso seu objetivo seja criar conteúdo com otimização máxima de performance e controle total sobre o uso do hardware, recomento consultar estudar o material apresentado no livro. Pois, apenas assim você terá condições de criar projetos que não dependem apenas do que os frameworks podem oferecer.

Aprenda a criar WebVR para arquitetura

Quer faze uso de WebGL para criar experiências VR direto no navegador? No EAD – Allan Brito você encontra o curso sobre VR para arquitetura usando WebVR que mostra o funcionamento do framework a-frame. Ele usa WebGL para criar 3d compatível com todos os dispositivos VR do mercado, e potencializar seus projetos de arquitetura.