Os cenários externos são sempre um desafio em projetos relacionados com jogos digitais ou visualização para arquitetura. O desafio nesse tipo de situação é conseguir balancear o nível de realismo necessário com o peso computacional de grandes superfícies simulando grama, árvores e vegetação em geral.

Existem diversas técnicas e ferramentas que podem ajudar na criação desse tipo de projeto, como é o caso dos materiais prontos que simulam árvores e grama digital.

Caso você utilize a Unreal Engine para os seus projetos, aproveite para fazer o download gratuito de um patch com grama cinemática para seus projetos. O material foi organizado pelo artista digital conhecido como Zetaneko e compartilhado nos fóruns da Epic Games.

O matéria é gratuito e pode ajudar de maneira significativa na criação de projetos relacionados com jogos, arquitetura ou qualquer outro apresentando ambientes externos.

Faça o download o mais rápido possível, pois o autor compartilhou o link direto do seu Google Drive particular. Qual o problema nisso? A qualquer momento o compartilhamento pode ser interrompido, e o link vai parar de funcionar. Minha recomendação é copiar o arquivo de imediato.

Apesar de me referir ao recurso como material, a grama é organizado em formato de patch. Isso significa que tudo está organizado em forma de pequenos blocos quadrados. Esses blocos podem ser replicados pelo cenário para cobrir grandes superfícies.

O termo grama cinemática é usado na descrição do material, pois a vegetação reage a elementos físicos como vento. Isso faz do material um recurso extremamente valioso para apresentação de grandes cenas externas, pois o fato de reagir com vento o torna perfeito para animações não interativas. Basta posicionar a câmera, e deixar a grama adicionar o contexto necessário para seus projetos de exteriores.

Aprendendo a Unreal Engine para arquitetura

Quer aprender a criar projetos relacionados com jogos digitais e arquitetura na Unreal Engine? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos relacionados com a Unreal Engine. Desde o uso e criação de blueprints até a construção de visualização para arquitetura.

Aqui estão alguns dos cursos que podem ajudar você: